24/11/16 - 15:22:45

Dia Mundial do Doador de Sangue: Garibalde faz apelo à população (Foto divulgação)

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será comemorado amanhã (25), foi lembrado pelo deputado Garibalde Mendonça (PMDB), na  sessão plenária desta quinta-feira, 24. O parlamentar fez um apelo para que a população sergipana participe da campanha.

Garibalde Mendonça também destacou a importância da conscientização das pessoas para a doação de medula óssea.

O deputado solicitou a colaboração da população para contribuir com a doação e garantir o atendimento da rede hospitalar.

“É muito importante, esse gesto simples que pode salvar muitas vidas. É de conhecimento de todos, que o estoque de sangue A positivo e O negativo normalmente está reduzido no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Eu, desde já agradeço a todos os doadores”, disse.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente.

O percentual é baixo, esta dentro do parâmetro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde- OMS, que varia de 1% a 3% da população.

Se cada brasileiro doasse sangue duas vezes por ano, não faltaria sangue para as transfusões, segundo o ministério.

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal, que está disponível para download no site do Hemose.

Amanhã (25) dia da doação o voluntário a pessoa precisa estar bem alimentada, durante a doação é coletado até 450 ml de sangue. Além disso, os doadores devem ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não devem fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Serviço

O Hemose está situado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Os voluntários interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Por Normélia Barroso