Aracaju, 29 de março de 2024

Funesa pretende implantar aplicativo de combate ao Aedes aegypti (Foto ASN)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_____________________________________________________________________50f

O aplicativo, já em funcionamento na Bahia, mapeia zonas com focos do mosquito utilizando o GPS do próprio smartphone

O diretor-geral da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Adriel Alcântara, foi recebido nesta quarta-feira, dia 23, na sede da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador, pelo subsecretário de gestão, Diego Alvarez. O motivo da visita foi para conhecer o aplicativo Caça Mosquito, desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia para intensificação do combate ao Aedes aegypti, vetor que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus.

“Queremos levar essa ideia inovadora e moderna para Sergipe. Já temos a Brigada Itinerante, força-tarefa composta por agentes de combate a endemias, que dão suporte aos municípios, e queremos desenvolver em nosso estado essa ferramenta de interação entre população e órgãos competentes”, explicou Adriel.

Segundo Alvarez, a Sesab está disposta a contribuir com a parceria para que o aplicativo consiga cada vez mais se expandir. “A nossa iniciativa tem esse propósito. Está tudo à disposição de todos os estados. Chegará um momento que precisará de infraestrutura, e estamos à disposição em viabilizar essa relação junto com a nossa Prodeb (Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia). Quanto mais pessoas estiverem usando nossa ferramenta, melhor ainda”, disse.

De acordo com Rogério Velame, da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), da Sesab, o aplicativo usado na Bahia mapeia zonas com focos do mosquito utilizando o GPS do próprio smartphone. Os usuários fotografam e informam locais com possíveis criadouros do Aedes aegypti. As informações coletadas são transmitidas para os órgãos municipais competentes para que sejam tomadas as devidas providências.

Após baixar o aplicativo, disponível para plataformas iOS, Android e Windows Phone, o usuário já está apto a contribuir com informações enviadas diretamente à Secretaria de Estado de Saúde. “Depois de baixar, ele vai publicar sua denúncia. Ele vai tirar uma foto – o aplicativo tem acesso à câmera -, e, num campo abaixo, ele vai descrever qual a situação que ele encontrou. Depois é só clicar em enviar”, detalhou Velame.

De acordo com o diretor-geral da Funesa, a intenção é desenvolver o aplicativo em Sergipe já no início do próximo ano, para que a população possa usá-lo ainda durante o verão, época em que se tem que redobrar a atenção e o combate ao Aedes aegypti. O objetivo também é fazer com que o serviço facilite o trabalho do agente na Brigada Itinerante e ajude o Governo do Estado a desenvolver ações específicas em localidades e realidades diferentes.

ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também