Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Gualberto diz que líder revolucionário cubano não era um ditador (Foto Cesar oliveira)

__________________________________cesar_de_oliveira

O deputado Francisco Gualberto (PT) também falou sobre o líder revolucionário Fidel Castro na tarde desta segunda-feira (28), na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

“Fidel castro não era um ditador como a Rede Globo diz, mas um revolucionário especial. Não apenas pela disputa do sistema ou pela luta entre socialismo e capitalismo. Fidel Castro quando comandou com Che Guevara e tantos outros companheiros seus a Revolução Cubana, Cuba não era socialista. O que primeiro comandou Fidel Castro a comandar a Revolução Cubana, foi seu espírito de justiça social. Ele era um cubano, filho de latifundiário, formou-se em Direito e portanto, tinha compreensão dos modelos de sociedade no mundo e principalmente como viviam seus conterrâneos cubanos”, relata.

Gualberto lembrou que a Fidel Castro tomou o povo oprimido de um ditador, Fujêncio Batista, que mantinha o povo a serviço dos americanos. “É verdade que foi à base da arma que ele o tirou do poder porque não haveria outra forma. Fidel Castro percebeu que era impossível lutar por igualdade social, por fraternidade para aquele povo isoladamente, pois o império americano não pouparia uma pessoa sequer’, diz.

O deputado acrescentou que Fidel Castro soube resistir e não tratou só das questões materiais para o povo cubano. “Não tratou só da Educação, da Segurança, da Saúde, mas da Cultura do povo. Em Cuba existe o Centro de Defesa da Revolução nos quarteirões e todo cidadão cubano tem uma arma para defender a soberania do seu país. Se ele fosse ditador não se sustentaria no poder”, acredita.

Agencia Alese

Leia também