Aracaju, 28 de novembro de 2021

Gualberto diz que líder revolucionário cubano não era um ditador (Foto Cesar oliveira)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O deputado Francisco Gualberto (PT) também falou sobre o líder revolucionário Fidel Castro na tarde desta segunda-feira (28), na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

“Fidel castro não era um ditador como a Rede Globo diz, mas um revolucionário especial. Não apenas pela disputa do sistema ou pela luta entre socialismo e capitalismo. Fidel Castro quando comandou com Che Guevara e tantos outros companheiros seus a Revolução Cubana, Cuba não era socialista. O que primeiro comandou Fidel Castro a comandar a Revolução Cubana, foi seu espírito de justiça social. Ele era um cubano, filho de latifundiário, formou-se em Direito e portanto, tinha compreensão dos modelos de sociedade no mundo e principalmente como viviam seus conterrâneos cubanos”, relata.

Gualberto lembrou que a Fidel Castro tomou o povo oprimido de um ditador, Fujêncio Batista, que mantinha o povo a serviço dos americanos. “É verdade que foi à base da arma que ele o tirou do poder porque não haveria outra forma. Fidel Castro percebeu que era impossível lutar por igualdade social, por fraternidade para aquele povo isoladamente, pois o império americano não pouparia uma pessoa sequer’, diz.

O deputado acrescentou que Fidel Castro soube resistir e não tratou só das questões materiais para o povo cubano. “Não tratou só da Educação, da Segurança, da Saúde, mas da Cultura do povo. Em Cuba existe o Centro de Defesa da Revolução nos quarteirões e todo cidadão cubano tem uma arma para defender a soberania do seu país. Se ele fosse ditador não se sustentaria no poder”, acredita.

Agencia Alese

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Arquiteta fala sobre mudanças nos lares durante a pandemia
Inscritos no Enem fazem neste domingo segundo dia de provas
Covid-19: Aracaju vacinou 17.398 mil pessoas nesta semana
Vice-governadora conhece serviços da Casa Mulher em Itabaianinha