30/11/16 - 13:52:23

Usuário do Ipesaúde recebe atendimento e festa surpresa em asilo (ascom)

“Não posso falar nada, só agradecer, fiquei muito feliz com a visita e a festa foi “bacana””. Assim resumiu o agente penitenciário aposentado, Arnaldo Vieira, depois de receber os parabéns pelo aniversário. Hoje, 30 de novembro ele completa 71 anos e ganhou uma festa surpresa da equipe de atendimento do Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário – Pepasb do Ipesaúde.

O programa busca promover o equilíbrio terapêutico das doenças, através do atendimento humanizado e direto. O objetivo é tratar pacientes com patologias crônicas e degenerativas que necessitem de cuidados prioritários através de uma equipe multidisciplinar. Para o usuário ter acesso ao programa, ele precisa ter três ou mais doenças crônicas. “A gente acaba se envolvendo mesmo com o paciente, devido a esse contato direto e humanizado, não cuidamos apenas da saúde física, tentamos, na medida do possível também amenizar as dores da alma, como solidão, por exemplo”, explicou a enfermeira Stephanie Sampaio.

Arnaldo e mais 10 idosos moram no Solar da Vovó, asilo fundado há pouco mais de 4 anos que fica no bairro Salgado Filho. Ele não tem filhos, ficou viúvo ano passado. Como não tinha quem cuidasse dele, a única solução foi morar nessa casa que acolhe idosos de 62 a 97 anos. O senhor Vieira precisa de cuidados especiais. Ele é diabético, hipertenso, tem mal de parkinson e se curou de um câncer de pulmão. “Seu Arnaldo é um exemplo de luta pela vida, por isso, esse programa é importante, pois diante de tantos problemas, a gente estimula o paciente a não desistir. São idosos, que não tem mais lá essa paciência toda e essa vontade de se cuidar, cumprir as ordens dos médicos, mas insistimos, acolhemos até onde podemos. Essa é nossa missão”, explicou a coordenadora do Centro de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior, que atende o paciente.

Da assessoria