Aracaju, 29 de novembro de 2021

Sema apresenta balanço e o Plano de Saneamento Básico na CMA (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente( Sema) apresentou na manhã desta quarta-feira, 30, na Câmara de Vereadores de Aracaju, o relatório de gestão 2013-2016. Na ocasião, o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos , destacou as principais ações , projetos e programas  da sua pasta, com destaque para o Plano Integrado de Saneamento Básico de Aracaju, cuja emenda está sendo encaminhada para a Câmara de Vereadores para análise e votação nos próximos dias.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, iniciou a apresentação, agradecendo o apoio dos integrantes da casa, que independente de posição política, aprovaram a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, bem como todas as leis e projetos ambientais encaminhados pela Sema ao longo dos seus quatro anos de existência.  Entre os mais recentes, o projeto de Lei das ERBs( Estação de Rádio Base), que dispõe sobre a obrigatoriedade de licenciamento para instalação de infraestrutura a rede de telecomunicação e radiodifusão na cidade de Aracaju.

A assessora de Planejamento da Sema, Carla Zoaid, apresentou logo em seguida o balanço das ações da Sema desde a sua criação. Foram 8,2 mil fiscalizações, mais de 8 mil mudas plantadas e 2,2mil licenciamentos, e cerca de 13 mil pessoas atendidas com projetos de Educação Ambiental. Carla Zoaid destacou também que a Sema encerra 2016 com um saldo de 40 mil mudas, que estão no Horto, localizado no Parque Augusto Franco(Sementeira), aguardando período propício para o plantio da cidade. “Aracaju tem hoje um Fundo Municipal do Meio Ambiente de R$700mil e foi uma das três cidades do país a aprovar uma emenda parlamentar garantindo R$500mil para programa de Educação Ambiental”, ressaltou a assessora.

O Fundo permitiu, por exemplo, a aquisição recente do Resistógrafo, aparelho que mede a resistência da árvore, que foi apresentado aos Vereadores na ocasião pela equipe da Sema. O aparelho está sendo utilizado para identificar com mais precisão as árvores com risco de queda na cidade. Aracaju é a primeira capital do Nordeste a adquirir o aparelho.

Reconhecimento

Após a explanação da equipe da Sema, a maior parte dos vereadores  tomou a palavra, entre eles , o líder da oposição, Iran Barbosa , que parabenizou o secretário Eduardo Matos e sua equipe pelo trabalho junto à Sema, com ênfase nos 64 concursados. Ele falou sobre a importância desses concursados para a continuidade do trabalho do órgão ambiental.

“ Uma exceção à regra”, disse o vereador Dr. Emerson Costa ( PT) ao se referir à gestão da Sema.  Ele ressaltou a importância da atuação da Sema nos últimos quatro anos e aproveitou para cobrar o projeto do Castramóvel. O secretário Eduardo Matos respondeu que o projeto estava em andamento. “O veículo chegou ao Estado, está sendo plotado, e aguarda a conclusão de alguns procedimentos para iniciar sua função”, explicou o secretário.

Plano de Saneamento

Por fim, o secretário Eduardo Matos aproveitou a ocasião para mostrar a importância de se aprovar o Plano Integrado de Saneamento Básico, construído pela Sema em parceria com professores da Universidade Federal de Sergipe( UFS) e Instituto Federal de Sergipe ( IFS), cujo projeto de lei estará sendo entregue dentro dos próximos dias  “As cidades têm até 2017 para aprovarem seu Plano de Saneamento Básico. Sem a aprovação, a cidade não terá acesso a investimentos”, ressalta.

Ascom/Sema

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Arquiteta fala sobre mudanças nos lares durante a pandemia
Inscritos no Enem fazem neste domingo segundo dia de provas
Covid-19: Aracaju vacinou 17.398 mil pessoas nesta semana
Vice-governadora conhece serviços da Casa Mulher em Itabaianinha