Aracaju, 28 de novembro de 2021

Secretário recebe visita de representantes da Associação Luz do Oriente (Foto SSP)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Intuito é reafirmar o apoio da SSP no tocante a políticas de proteção e combate à intolerância às religiões de matrizes africanas

O secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Batista dos Santos Junior, recebeu na manhã desta quarta-feira, 30, a visita de representantes da Associação Luz do Oriente, a Ialorixá Rita de Cássia e o Babalorixá Janilson, para reafirmar o apoio da SSP no tocante a políticas de proteção e combate à intolerância às religiões de matrizes africanas.

No encontro, os representantes da Associação solicitaram o apoio, por parte do órgão, para a realização da oitava edição do “Cortejo de Santa Bárbara: Prova de Fogo”, que acontece neste domingo, 04. “ O Cortejo é uma manifestação cultural e religiosa que realizamos todos os anos como forma de celebrar o sincretismo religioso e promover o encontro ecumênico entre católicos e praticantes de religiões de matriz africana. Nesse sentido, viemos pedir ao secretário o apoio da Polícia Militar no evento”, disse a Ialorixá Rita de Cássia.

Na ocasião, o Babalorixá Janilson Teixeira, responsável por trabalhar na militância da intolerância religiosa na Associação e com as comunidades de matrizes africanas, solicitou ao secretário a divulgação dos trabalhos realizados pelo núcleo de combate à intolerância religiosa, que atualmente funciona no Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), sob a tutela do delegado Paulo Ferreira.

“Nosso intuito é informar à comunidade de matriz africana que existe um núcleo específico para investigar crimes de racismo e intolerância religosa. A partir dessa ação, estimulando a comunidade de matrizes africanas a denunciar nesse local específico, conseguiremos transformar esses casos em dados estatísticos, que possibilitarão posteriormente a fomentação de políticas públicas. E esse é o nosso maior objetivo”, ressaltou.

Como resultado da reunião, o secretário João Batista se colocou à disposição no sentido disponibilizar a ajuda necessária para as duas demandas apresentadas, evidenciando o compromisso da Secretaria de Segurança Pública com a comunidade de matrizes africanas no combate à intolerância religiosa.

Sobre o Cortejo

O evento terá iníco às 09h. A concentração será na sede da Associação Luz do Oriente, localizada na Rua Marcelino Procópio da Silva, 306, no Bairro Industrial, próximo ao Parque da Cidade. A caminhada segue pelo Mercado Central de Aracaju e se encerra em frente à sede do Corpo de Bombeiros de Sergipe, na Rua Siriri, 762, Centro.

Núcleo para o Combate à Intolerância Religiosa

Atualmente o núcleo para o combate à intolerância religiosa funciona na sede do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), localizado na Rua Itabaiana, nº 258, Centro, Aracaju/SE. O horário de atendimento é das 07h às 18h.

Fonte SSP

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Arquiteta fala sobre mudanças nos lares durante a pandemia
Inscritos no Enem fazem neste domingo segundo dia de provas
Covid-19: Aracaju vacinou 17.398 mil pessoas nesta semana
Vice-governadora conhece serviços da Casa Mulher em Itabaianinha