01/12/16 - 06:05:50

SMS realiza capacitação para soldados do 28º BC (Foto assessoria)

Durante esta quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou uma capacitação para 60 soldados do 28º Batalhão de Caçadores. O evento aconteceu no 28º BC e teve o objetivo de orientar os soldados sobre a Campanha Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes aegypit, que terá início nesta sexta-feira, 02.

No período da manhã, foi explicada a parte teórica e pela tarde a parte prática. Os palestrantes foram: a gerente estadual do Programa de Zoonoses, Sidney Sá, a coordenadora do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Taíse Cavalcante, e o supervisor geral de Endemias, Jeferson Santana, que falou da parte prática do trabalho de combate ao Aedes.

Nessa campanha os soldados vão entrar como parceiros para realizar todas as sextas-feiras ações de combate ao Aedes aegypti. “Os soldados estarão vistoriando o ambiente de seu trabalho nas dependências do 28 BC e nas vilas militares para verificar se há focos do mosquito e também estarão realizando palestras de orientação sobre o mosquito em escolas do bairro 18 do Forte”, explicou a coordenadora do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Taíse Cavalcante.

Além da questão educativa, os soldados foram orientados sobre como funciona o trabalho de campo dos agentes de Endemias. “Nessa capacitação também organizamos para que se tiver alguma necessidade esses soldados possam trabalhar no campo, com boletim e com todo material. Mas o objetivo é ensinar esses soldados, que é um grupo novo, para realizar as ações educativas e de eliminação de foco durante a campanha nacional. Nessa campanha todos os trabalhadores devem vistoriar, todas as sextas-feiras, seus ambientes de trabalho”, enfatizou Taíse.

SMS