Aracaju, 6 de dezembro de 2021

Educação e Saúde mobilizadas contra o Aedes aegypti (Foto Maria Odilia)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Dia de Mobilização Nacional contou com uma programação especial realizada no Colégio Vitória de Santa Maria, nesta sexta-feira, 2, em Aracaju, além de lançamento de cartilha preventiva contra o mosquito

Por Silvio Oliveira

O Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti foi marcado pela união de esforços entre as secretarias de Estado da Educação e da Saúde, Forças Armadas e sociedade civil em programação realizada nesta sexta-feira, 2, no Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju.

O evento foi aberto pela Orquestra Jovem composta por alunos da unidade escolar e jovens da comunidade do Santa Maria, pelo lançamento da cartilha “Ação pela Vida”, apresentação teatral “Supergente contra o Mosquito Aedes” e erradicação dos focos do mosquito realizada pela Brigada dos Agentes de Endemia das secretarias de Saúde de Aracaju e do Estado.

Lançamento da cartilha

A Seed aproveitou a oportunidade para lançar a cartilha digital “Ação pela Vida”, composta de histórias em quadrinhos, fotos de atividades nas escolas e personagens que se unem em prol da prevenção dos focos do mosquito.

A cartilha é uma realização da Brigada da Educação de Combate ao Aedes, coordenada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa, e está disponível no endereço eletrônico da Seed, através do site www.seed.se.gov.br.

“É um momento importante quando todas as capitais realizam mobilizações e a Seed lança a cartilha. Há ainda uma necessidade de divulgação e disseminação de ações simples no combate ao mosquito”, lembrou Jorge Costa.

A Brigada da Seed também acompanhou os agentes de endemia na vistoria da escola. Não foram encontrados focos do mosquito, e o Vitória de Santa Maria ganhou o selo verde da campanha.

Dia de mobilização nacional

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes consiste em ações integradas e simultâneas realizadas nas capitais do país, em articulação com prefeituras, governos estaduais e a população.

Em Sergipe, a mobilização nacional contou com a participação do secretário de Gestão e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, além do superintendente executivo da Educação, Everton Siqueira, representando o secretário Jorge Carvalho; da secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça; diretores regionais de educação, diretores e coordenadores de setores da Educação e da Saúde, além de representantes municipais e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Rogério Zeraik pediu que todos continuassem mobilizados em favor da luta contra o Aedes, já que 80% dos focos encontram-se nos domicílios.

“Para erradicarmos, é necessário que sejam tomadas medidas simples, como eliminar água parada. O governo federal está fazendo a sua parte, mas conclamamos todos os sergipanos para esta luta, porque podemos melhorar os índices”, afirmou.

O superintende da Educação, Everton Siqueira, convidou as escolas a continuarem mobilizadas, já que, neste período de calor e humidade, é propício para que novos casos possam surgir.

“É importante que compreendamos que podemos erradicar definitivamente esse mosquito que faz tanto mal, porque nós merecemos e queremos”, destacou.

Conceição Barreto, secretária de Estado da Saúde, ressaltou a importância da mobilização de todos e disse não entender saúde sem a educação.

Ela lembrou que nos 75 municípios sergipanos aconteceram mobilizações contra o mosquito, até porque já foram diagnosticados mais de 3 mil casos de dengue e 269 casos de microcefalia provocados pelo Zika Vírus.

“Acreditamos na integração de todas as forças e juntos continuaremos combatendo, não somente hoje, mas todos os dias”, disse.

Seed

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Fazendo festa com seu rico dinheirinho
PM apreende duas motocicletas com suspeita de roubo em Propriá e Canhoba
Polícia combate roubos de produtores agrícolas em Canindé
PMA abre inscrições de 900 vagas em oficinas online da Fundat