02/12/16 - 13:33:38

Educação e Saúde mobilizadas contra o Aedes aegypti (Foto Maria Odilia)

Dia de Mobilização Nacional contou com uma programação especial realizada no Colégio Vitória de Santa Maria, nesta sexta-feira, 2, em Aracaju, além de lançamento de cartilha preventiva contra o mosquito

Por Silvio Oliveira

O Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti foi marcado pela união de esforços entre as secretarias de Estado da Educação e da Saúde, Forças Armadas e sociedade civil em programação realizada nesta sexta-feira, 2, no Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju.

O evento foi aberto pela Orquestra Jovem composta por alunos da unidade escolar e jovens da comunidade do Santa Maria, pelo lançamento da cartilha “Ação pela Vida”, apresentação teatral “Supergente contra o Mosquito Aedes” e erradicação dos focos do mosquito realizada pela Brigada dos Agentes de Endemia das secretarias de Saúde de Aracaju e do Estado.

Lançamento da cartilha

A Seed aproveitou a oportunidade para lançar a cartilha digital “Ação pela Vida”, composta de histórias em quadrinhos, fotos de atividades nas escolas e personagens que se unem em prol da prevenção dos focos do mosquito.

A cartilha é uma realização da Brigada da Educação de Combate ao Aedes, coordenada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa, e está disponível no endereço eletrônico da Seed, através do site www.seed.se.gov.br.

“É um momento importante quando todas as capitais realizam mobilizações e a Seed lança a cartilha. Há ainda uma necessidade de divulgação e disseminação de ações simples no combate ao mosquito”, lembrou Jorge Costa.

A Brigada da Seed também acompanhou os agentes de endemia na vistoria da escola. Não foram encontrados focos do mosquito, e o Vitória de Santa Maria ganhou o selo verde da campanha.

Dia de mobilização nacional

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes consiste em ações integradas e simultâneas realizadas nas capitais do país, em articulação com prefeituras, governos estaduais e a população.

Em Sergipe, a mobilização nacional contou com a participação do secretário de Gestão e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, além do superintendente executivo da Educação, Everton Siqueira, representando o secretário Jorge Carvalho; da secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça; diretores regionais de educação, diretores e coordenadores de setores da Educação e da Saúde, além de representantes municipais e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Rogério Zeraik pediu que todos continuassem mobilizados em favor da luta contra o Aedes, já que 80% dos focos encontram-se nos domicílios.

“Para erradicarmos, é necessário que sejam tomadas medidas simples, como eliminar água parada. O governo federal está fazendo a sua parte, mas conclamamos todos os sergipanos para esta luta, porque podemos melhorar os índices”, afirmou.

O superintende da Educação, Everton Siqueira, convidou as escolas a continuarem mobilizadas, já que, neste período de calor e humidade, é propício para que novos casos possam surgir.

“É importante que compreendamos que podemos erradicar definitivamente esse mosquito que faz tanto mal, porque nós merecemos e queremos”, destacou.

Conceição Barreto, secretária de Estado da Saúde, ressaltou a importância da mobilização de todos e disse não entender saúde sem a educação.

Ela lembrou que nos 75 municípios sergipanos aconteceram mobilizações contra o mosquito, até porque já foram diagnosticados mais de 3 mil casos de dengue e 269 casos de microcefalia provocados pelo Zika Vírus.

“Acreditamos na integração de todas as forças e juntos continuaremos combatendo, não somente hoje, mas todos os dias”, disse.

Seed