Aracaju, 6 de dezembro de 2021

Calendário de Vacinação sofre alteração para 2017 (Foto SES)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A mudança mais significativa é a inclusão de meninos de 12 e 13 anos para receberem vacina contra o HPV

O Calendário Nacional de Vacinação adotado na Rede Pública pelo Ministério da Saúde terá mudanças a partir do dia 02 de janeiro de 2017. As alterações abrangem a vacina contra o HPV que, no próximo ano, irá incluir meninos com faixa etária de 12 a 13 anos, além de mulheres e homens vivendo com IST/Aids, na faixa etária de nove a 26 anos.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Sândala Oliveira, o objetivo da vacinação para a população masculina é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais. “Além disso, por ser os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, os homens, ao receber a vacina, colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e de vulva nas mulheres. A atitude previne, também, casos de cânceres de boca, orofaringe, verrugas genitais em ambos os sexos”, alerta a coordenadora.

Outra novidade é que a vacina meningocócica C (conjugada) que, em 2017, será disponibilizada para ambos os sexos, na faixa etária de 12 e 13 anos de idade, considerando um reforço ou dose única. “A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários. Alcançará, ainda, o desejado efeito protetor da imunidade, que amplia a proteção aos indivíduos não vacinados”, argumenta Sândala Oliveira.

Fonte SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Solenidade marca abertura do Curso de Especialização em Segurança Pública
Fazendo festa com seu rico dinheirinho
PM apreende duas motocicletas com suspeita de roubo em Propriá e Canhoba
Polícia combate roubos de produtores agrícolas em Canindé