Aracaju, 18 de abril de 2024

Corredor Cultural Irmão lança exposição sobre o Natal (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
________________________________________________________________________333

Telas, fotografias, esculturas e presépios compõem a próxima exposição do Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que será lançada na terça-feira, 13 de dezembro, às 10h. Com o título “Celebrar o Natal, celebrar a vida” a mostra terá como homenageados Frei Miguel e Frei Florêncio Pecorari, que por vários anos foram os responsáveis pela montagem do presépio dos Capuchinhos.

A mostra reúnirá trabalhos de 14 artistas: Adauto Machado, Ana Denise, Antônio Maia (in memória), Antônio Gonçalves, Beto Pezão, Beto Ribeiro, Francisco Freitas, Jerônimo Freitas, Joel Dantas, Liliu, Pinto Santeiro, Pithyu, Seiji e Zeus. Na ocasião também acontecerá a apresentação da Orquestra Popular Villa Lobos, dos Canarinhos de Aracaju com canções clássicas do Natal.

Nesta edição recebem menções honrosas a pesquisadora Aglaé D’Ávila Fontes; o diretor do Instituto Canarinhos de Sergipe, Carlos Magno do Espírito Santo; o Frei Miguel e Frei Florêncio (in memória), representados por Frei João Paulo da Paróquia São Judas Tadeu. Também será condecorada a responsável pela montagem do maior presépio de Natal de São Cristóvão, Myrian Nascimento Santos; e o último proprietário do Carrossel de S. Tobias, o vereador Milton Santos (in memoriam), representado pelo filho Vilder Santos.

Sobre os homenageados

Frei Miguel nasceu em 30 de outubro de 1908, em Cingoli, na Itália, com o nome de Serafim Césare, ao ordenar-se escolheu o nome de Frei Miguelângelo de Cíngole, mas acabou sendo rebatizado pelos brasileiros como Frei Miguel. Em 1936 chegou à Bahia e de lá veio para Aracaju, tendo sido vigário nos municípios de Maruim, Santo Amaro, Rosário do Catete e General Maynard. Na comunidade do bairro América o Frei Miguel foi considerado o pai, protetor, conselheiro, o que acudia os mais necessitados, os aflitos, os doentes.  Morreu aos 104 anos.

Frei Florêncio Pecorari também nasceu na Itália. Soma 50 anos de serviços sacerdotais prestados à Sergipe e Bahia. Foi responsável juntamente com Frei Miguel pela montagem do presépio dos Capuchinhos, durante muitos anos, em Aracaju. Retornou à Itália a fim de dar continuidade a sua vida sacerdotal.

SERVIÇO:

Exposição – Celebrar o Natal, celebrar a vida

Dia: 13 de dezembro

Horário: 10 horas

Local: Corredor Cultural Irmão

Endereço: Rua Vila Cristina, 1051, Treze de Junho

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também