Aracaju, 28 de março de 2024

HU será 1º hospital público em SE a fazer cirurgia de catarata pelo SUS (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
___________________________________________________________________________-daniel

Uma emenda parlamentar individual, apresentada pelo deputado federal João Daniel (SE) para a Universidade Federal de Sergipe (UFS), possibilitará a realização de cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A aquisição da verba, obtida via Fundo Nacional de Saúde (FNS) em um montante de R$ 1.760.100,00, possibilitará ao Hospital Universitário da UFS (HU-UFS) que este seja a primeira instituição pública de saúde a realizar o procedimento pelo SUS.

Além da cirurgia, a emenda contempla outros procedimentos, através da aquisição de equipamentos médico‐hospitalares e materiais permanentes. Para o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, os recursos fazem com que a universidade possa ajudar ainda mais a sociedade sergipana.

“Isso significa dizer que nós iremos trabalhar com novos procedimentos e atender melhor os grupos mais necessitados socialmente. É preciso lembrar que, com este valor, o Hospital Universitário vai melhorar significativamente seus laboratórios e os serviços de oftalmologia prestados e, melhorando os serviços, aumentará o atendimento aos pacientes”, destacou.

Ampliação

A informação é reforçada pela superintendente do HU-UFS, Angela Silva. “A liberação desta emenda ampliará o atendimento oftalmológico que já é prestado pelo hospital, dando um salto qualitativo para realizar exames como tomografia ocular e retinografia, que atualmente não são feitos no HU, além da modernização de equipamentos e uma maior precisão em determinados exames, incrementando também as áreas de ensino, pesquisa e extensão”, completou a gestora.

O deputado João Daniel esteve no HU-UFS para tratar sobre a emenda, e foi recebido pelo reitor, pela superintendente e por membros da Governança do HU-UFS. “Colocamos esta emenda com o maior interesse e satisfação em fazer do nosso mandato instrumento para ajudar a população do Estado de Sergipe, ajudando na saúde pública, em especial às pessoas mais pobres que têm problemas de visão, tanto as que precisam realizar exames ou cirurgia de catarata”, afirmou o deputado João Daniel.

Por Andreza Azevedo (com informações da Ascom/João Daniel)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também