14/12/16 - 14:54:03

SMS promove Natal das crianças com Microcefalia (Foto assessoria)

 

A manhã desta quinta-feira, 14, foi de festa no auditório do CEMAR Siqueira Campos. Esse foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ), para promover o “Natal das Crianças com Microcefalia”. O evento contou com a participação de dezenas de mães e crianças que são assistidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), além de gestores de diversos programas da SMS e do Secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida.

O secretario não escondeu sua satisfação em ver o auditório cheio e aproveitou a oportunidade para tranqüilizar as mães quanto a assistência dada às crianças com Microcefalia. “Quero agradecer a presença de todas as mães que tiraram um pouco do seu tempo para participar dessa confraternização aqui com a gente e também quero ressaltar que no ano que vem teremos uma nova gestão, mas com certeza as crianças com Microcefalia vão continuar tendo toda a assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju”.

De acordo com a coordenadora do PSCAJ, Rita Bitencourt, um dos objetivos do encontro foi  o de realizar um Diagnóstico Situacional das Crianças com Microcefalia. “Além de traçar esse  diagnóstico sobre como está a situação destes bebês, nós também promovemos um momento de  descontração com as mães e as crianças. A gente espera que esse espírito Natalino renove as energias dessas mamães para que elas continuem a se dedicar aos seus filhos como fizeram durante  o último ano”, destacou.

Durante o encontro, a fonoaudióloga Flávia Lôbo fez uma pequena palestra para as mães sobre os cuidados com a alimentação dos bebês. Já o pediatra Byron Emanuel  Ramos, falou sobre o desenvolvimento das crianças com Microcefalia e sobre a importância do acompanhamento desses bebês.  Dona Valdirene Batista, mãe da pequena Ane Gabriele, ouviu tudo atentamente e ficou feliz em participar do encontro. “ Foi muito bom estar aqui hoje interagindo com as outras mães e saindo um pouco dessa rotina de médicos e consultórios”, comemorou.

Assessoria