Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

JB critica senadores como se fizesse um bom governo!

Quem ouve o governador Jackson Barreto (PMDB) concedendo entrevistas, pensa que, no mínimo, ele promove o melhor governo da história de Sergipe. Em conversa com o radialista Gilmar Carvalho, o chefe do Executivo se achou com autoridade de criticar os mandatos dos três senadores sergipanos: Eduardo Amorim (PSC), Antônio Carlos Valadares (PSB) e Pastor Virgínio (PSC). Os três que, coincidentemente, fazem oposição a sua gestão e, juntos, assinaram um requerimento, aprovado no plenário do Senado, cobrando informações junto ao

Tribunal de Contas da União (TCU), sobre contratos de operação de crédito celebrados por bancos públicos federais com o Estado de Sergipe, no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).

Em síntese, diferente do que pensa o governador, os três senadores estão fazendo exatamente aquilo que os sergipanos esperam deles: fiscalizar um dinheiro que não é de JB, do Senado ou do PMDB, mas que veio para beneficiar o povo sergipano, com obras e realizações. E, como bem disse o próprio JB, ele não deve ter mesmo nada com que se preocupar, mesmo porque em nenhum momento ninguém está apontando que houve algum desvio ou que há malversação do recurso público. Mas os senadores estão certos em buscar todas as informações, inclusive para ajudarem na tramitação de algo que esteja emperrado junto ao governo federal.

O que o governador precisa entender é que a eleição municipal já acabou e que ele já saiu vitorioso. Agora é hora de retomar o trabalho! O povo quer respostas mais rápidas Jackson Barreto, o povo espera ansioso pelo Sergipe que fora prometido em sua campanha eleitoral de 2014. Aí para confundir a cabeça das pessoas, para politizar uma cobrança técnica dos senadores, JB ironiza a figura pública do senador Eduardo Amorim, questiona a autonomia do Pastor Virgínio e ainda faz insinuações graves contra o senador Valadares. JB sequer se preocupou em medir o que disse sobre o líder do PSB em Sergipe.

Os sergipanos esperam unidade do Executivo com o Legislativo. O que ganhamos nós vendo uma “queda de braço” entre o governador do Estado e o coordenador da bancada federal de Sergipe? O governador disse que Valadares indicou a presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), depois conseguiu uma emenda de R$ 100 milhões para a região do Baixo São Francisco e em seguida indicou a diretora administrativa e financeira da Companhia em Sergipe. Chegou a dizer que “macaco não pode negociar com bananas” e falou ainda em “ódio” do senador associando a derrota do deputado federal Valadares Filho (PSB) na Prefeitura de Aracaju.

São insinuações gravíssimas da maior autoridade do Estado contra um homem público que, pode ter vários defeitos, mas que tem uma vida pública limpa, até que se prove o contrário. Está claro que, apesar de tentar minimizar, JB não gostou do requerimento apresentado no Senado. Talvez, até, tenha “acusado o golpe”, mas mesmo assim o que foi dito não se justifica e merece sim uma investigação. Este colunista não tem aqui autorização para falar pelo senador, mas Valadares exerce ao seu estilo um terceiro mandato consecutivo em BSB. Com apoio de JB, de Déda (in memoriam), de Edvaldo Nogueira (PCdoB), é verdade, mas com a aprovação do povo de Sergipe.

É muito difícil um político não ser sério e permanecer por 24 anos como senador da República, em meio a tantas “Operações” e investigações, com tanta gente “inocente” caindo como grandes chefes de quadrilha. Todo mundo conhece o estilo de Jackson Barreto, todo mundo sabe que é difícil contê-lo, mas ele não “chutou” um “cachorro morto” e sim um senador e, mais ainda, o responsável por articular a bancada federal do Estado em BSB para tentar abrir portas para o governo, para assegurar conquistas aos sergipanos. JB tem entender que a política mudou. Já não se faz desta forma. E que ele, como governador, antes de criticar o mandato alheio, deveria dar o exemplo e procurar melhorar o que exerce. Que poderia ser muito melhor…

Veja essa!

Segundo o Requerimento dos senadores, mais de 30 obras foram anunciadas pelo governo do estado, em decorrência dessa linha de crédito. Atualmente, porém, algumas dessas obras encontram-se paralisadas, sem qualquer justificativa pública, fato que tem ocasionado prejuízos ao erário e transtornos à população, já que são obras estruturantes e que visam melhorar a qualidade de vida dos sergipanos.

E essa! 

Entre os pontos de pedido de informação, busca-se saber quais operações de crédito foram aprovadas para o Estado de Sergipe, por meio do Proinveste, desde o início de sua vigência até a presente data. Com relação ao conteúdo de cada contrato, pretende saber, por exemplo, a data da celebração, termo inicial do financiamento, prazo de carência, prazo de pagamento, número de parcelas, valor da operação e percentual de participação dos recursos federais no financiamento e contrapartida do Estado, existência ou não de garantia prestada pela União.

Alô MP e TCE!

Bem atuantes no final de gestão dos prefeitos, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas poderiam fazer acontecer, definitivamente, a licitação do transporte coletivo em Aracaju. O momento é propício até porque o prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) estabeleceu a licitação como uma de suas promessas na campanha eleitoral.

Consórcio

E a partir do momento em que o prefeito eleito tenha formar um consórcio entre os quatro municípios da Grande Aracaju, para este colunista não há momento melhor para que se promova a licitação do transporte público. Este, MP e TCE, é um verdadeiro interesse da coletividade.

Valadares Filho

O deputado federal comentou, em suas redes sociais, as declarações do governador. “Olho para frente e vejo a perspectiva que, Deus me dando saúde, ainda terei mais de 30 anos na vida pública sem a presença de um político tão atrasado como Jackson Barreto. O fim do seu ciclo está bem próximo e representa um grande avanço na aposentadoria de políticos com práticas baixas, mentirosas e de má gestão”.

 Jackson Barreto

Em resposta, o governador também usou a rede social para provocar. “Deputado Valadares Filho, torça pela vida e pela saúde do seu pai, porque mais atrasado do que ele, Sergipe nunca viu”. JB disse, na entrevista, que Valadares Filho saiu fragilizado da eleição municipal e perderá apoios importantes no PSB para sua campanha à reeleição em 2018.

Albano Franco

O empresário Albano Franco foi homenageado nessa quinta-feira (15), com o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul. É a maior comenda da entidade sindical que reúne os industriais sul-mato-grossenses. A entrega ocorreu em sessão solene, na Casa da Indústria, em Campo Grande.

Reconhecimento

A homenagem é o reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo empresário Albano Franco ao Sistema CNI/SESI/SENAI/IEL, quando ocupou a Presidência da Confederação Nacional da Indústria, no período de 1980 a 1994.

William Fonseca

Líder comunitário do conjunto Augusto Franco, o jovem William Fonseca comunica à coluna que em Março passado solicitou à SMTT a reforma do terminal de ônibus do conjunto e, segundo ele, a equipe da SMTT já fez a vistoria e análise técnica, emitindo um parecer técnico favorável quanto à necessidade da reforma.

Projeto

William disse ainda que, com base nesse levantamento, já foi desenvolvido o projeto arquitetônico da reforma do terminal. “Iremos agora aguardar o prefeito eleito Edvaldo Nogueira e levar essas informações e necessidades com objetivo de melhorar as condições de uso das instalações e proporcionar maior conforto aos usuários e moradores do nosso Bairro”.

 CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também