Aracaju, 1 de dezembro de 2021

TCE DETERMINA A SUSPENSÃO DO LEILÃO EM JAPARATUBA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), deferiu nesta segunda-feira, 26, pedido de medida cautelar determinando a suspensão do leilão de bens da Prefeitura de Japaratuba, a ser realizado no dia 27/12/2016, às 9h, tendo por objeto veículos automotores em condições de uso.

De forma monocrática – uma vez que a Corte de Contas encontra-se de recesso -, o conselheiro acatou a solicitação de autoria da prefeita eleita, Lara Moura, que revelou “estranheza e surpresa com a possível realização do Leilão à iminência de encerramento do mandato (restando, por ocasião da publicação, apenas 09 dias), contemplando, neste ato, os veículos automotores em condições de uso, o que inviabilizaria i início dos trabalhos da gestão vindoura”.

No seu relatório o conselheiro destaca exemplos similares de outros municípios sergipanos que tiveram leilões anulados por determinação do TCE em virtude da proximidade do final de mandato dos atuais gestores. É citado ainda que o certame não cumpre o prazo de 15 dias de publicidade estipulado pela Lei de Licitações (Lei 8.666/1993), já que a publicação ocorreu apenas em jornal de circulação local no último dia 21/12.

Segundo a decisão, a suspensão do andamento do leilão seguirá “até que sejam examinados os aspectos técnicos e jurídicos e a real necessidade de alienação desses bens, sob pena de, se realizado, gerar grande prejuízo à administração pública”.

Em caso de descumprimento, a cautelar fixa multa de R$60mil a ser arcada exclusivamente pelo atual gestor da municipalidade, com recursos próprios.

TCE

Foto Cleverton Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia apreende cerca de 40kg de maconha, 8 de cocaína e cerca de 300 comprimidos de ecstasy
Justiça determina realização de novas eleições para a CBF
Caged: Brasil criou 253 mil vagas de emprego em outubro
Anvisa: dois casos da variante Ômicron são identificados no Brasil