Aracaju, 29 de março de 2024

Tudo como antes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Passadas as festas de Natal e Ano Novo, as coisas começam a voltar ao normal. Depois do peru com farofa, saladas, espumantes, cachaça e fogos de artifícios, 2017 começa com quase todos os problemas de 2016. São dívidas vencidas, compromissos difíceis de pagar dentro do prazo, salário que acaba bem antes do final do mês, trânsito infernal na hora do rush, et cetera e tal. Para completar, prefeitos e vereadores elaboram o discurso surrado para justificar as promessas não cumpridas. Logo, este será um ano como qualquer outro que passou. Enquanto a grande maioria dos políticos seguirá mentindo descaradamente, prometendo mundos e fundos para continuar no poder, o cidadão comum vai carregando a sua cruz, na esperança que 2018 seja melhor do que este que está começando. Portanto, mudança mesmo só do calendário na parede.

Líderes escalados

Situação e oposição já escolheram seus líderes na Câmara de Aracaju. O governo municipal será liderado pelo vereador Antônio Bittencourt (PCdoB), enquanto a liderança da oposição ficará a cargo do experiente Elber Batalha Filho (PSB).

Faça o que digo…

O PPS quer expulsar da legenda o vereador Palhaço Soneca por ter votado em Josenito Vitale (PSD) para a presidência da Câmara de Aracaju, quando o candidato sugerido pela direção do partido era Vinícius Porto (DEM). Ora, como o demista desistiu da disputa e o pessedista concorreu em chapa única, não se caracterizou a propalada traição. Estranha-se também que a ameaça de expulsão esteja sendo feita pelo presidente do PPS, Clóvis Silveira, justo ele que sempre apoiou João Alves Filho (DEM), mas quando este perdeu a eleição para Marcelo Déda (PT), em 2006, bandeou-se de mala e cuia para o governo petista. Cruzes!

Saco de pancadas

E a oposição ao governador Jackson Barreto (PMDB) vai terminar se acostumando com tantas derrotas. Aliás, a vitória do grupo liderado por JB na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Aracaju até já virou gozação. Segundo o radialista Douglas Magalhães, por ter perdido três vezes seguidas, a oposição liderada pelos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC) já pode pedir música no Fantástico. Misericórdia!

Batata assando

Segundo a jornalista Andréia Sadi, da Globo News, estão preparando uma rasteira para o deputado André Moura (PSC), líder deste governo temerário na Câmara Federal. A moça diz que o cargo do sergipano virou moeda de troca na disputa pela presidência do Legislativo, já tendo sido oferecido ao “centrão” pelo presidente e candidato à reeleição Rodrigo Maria (DEM). A bem informada jornalista conta, inclusive, que o substituto de André pode ser o deputado do “centrão” Agnaldo Ribeiro (PP). Crendeuspai!

Trapalhão na terrinha

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, estará em Aracaju na próxima quinta-feira. Vem proferir palestra para os novos prefeitos sobre “O papel do Ministério da Saúde nos municípios”. Também visitará unidades de saúde, liberará recursos e assinará convênios com prefeituras. Para quem não lembra, Ricardo Barros é aquele sujeito atarantado que defendeu cortes no SUS por entender que, em algum momento, o Brasil não conseguirá mais sustentar os direitos que a Constituição garante. Homem, vôte!

Luto

Vítima de câncer no fígado, o jurista e brilhante poeta sergipano Wagner da Silva Ribeiro morreu ontem aos 72 anos. O corpo está sendo velado no cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, devendo o sepultamento ocorrer, às 10h desta terça-feira, no mesmo local. Apesar da formação em Direito, Wagner Ribeiro se tornou conhecido pela excelente veia poética. Imortal da Academia Sergipana de Letras, ele era chamado no mundo acadêmico de o poeta dos versos helênicos. Descanse em paz, mestre!

Cabeça coberta

Diferente da Câmara de Aracaju, onde foi obrigado a tirar a bandana para entrar no plenário, Morito Matos (PROS) tomou posse como deputado estadual com a cabeça coberta por um lenço preto. Católico fervoroso, o novo parlamentar diz que o adereço é resultado de uma promessa ao santo de sua devoção. Então que use suas bandanas, pois vale mais o que está dentro da cachola.

Caso de polícia

A mudança de governo em Capela terminou na polícia. Assustada com a bagunça que a esperava na sede da prefeitura, Silvany Sukita (PTN) foi à Secretaria da Segurança Pública denunciar o ex-prefeito Ezequiel Leite (PSC). Segundo ela, documentos do arquivo estavam espalhados pelo gabinete e os computadores com as fiações cortadas. A queixa não foi prestada lá mesmo em Capela porque a delegada está de férias e ninguém a substituiu. Aff Maria!

Perdendo a guerra

Lamentavelmente, estamos perdendo a guerra para um mosquito. Conforme o Ministério da Saúde, as infecções por chikungunya devem aumentar ainda mais agora em 2017. A febre é uma doença infecciosa transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. São considerados casos suspeitos todos os pacientes que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC, dor articular ou artrite intensa. Só Jesus na causa!

Cara de pau

A vítima de um assalto na periferia de Aracaju ficou tiririca com a cara de pau do bandido. Após ter tomado a bolsa da trabalhadora, onde estavam R$ 70 e todos os documentos pessoais, o safado sugeriu que ela comprasse um celular moderno “porque esse seu tá velho demais”. Quanta ousadia!

Recorte de jornal

__________________________________________________________________________________________88

Publicado no Jornal do Aracaju, em 15 de dezembro de 1875.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também