Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Jackson participa de celebração religiosa em Santa Rosa (Foto André Moreira)

___________________________________________________________________________________________05

Missa foi em homenagem ao co-padroeiro do município, São Benedito, e aos 25 anos de vida sacerdotal do padre Juarez Santos

O governador Jackson Barreto participou, na noite deste sábado, 07, de celebração religiosa em homenagem ao co-padroeiro do município de Santa Rosa de Lima, São Benedito, e aos 25 anos de vida sacerdotal do padre Juarez Santos, que esteve à frente da paróquia local durante mais de um ano. A festa do santo iniciou na quinta, 05 de janeiro, e se encerra neste domingo, 08, quando acontece alvorada festiva, missa e procissão.

De acordo com o governador, participar da celebração religiosa é momento de renovação da fé. “A gente sempre vem com muita alegria para pedir a proteção de São Benedito. Toda vez que venho em minha terra, é como se nascesse novamente. Amo essa cidade”, complementou Jackson Barreto.

O padre Juarez celebra, junto à comunidade de Santa Rosa de Lima, as bodas de prata sacerdotal. No início de sua trajetória religiosa, ele fez parte da paróquia municipal e, desde então, tornou-se querido pela comunidade, que aproveitou a missa para homenageá-lo com uma placa comemorativa. A respeito do co-padroeiro da cidade, o religioso comentou que São Benedito viveu a caridade e deu exemplo aos demais. “Ele nos ensina a amar a igreja, mesmo que nela sejamos pecadores. São Benedito e outros santos anunciaram a palavra do senhor. Ele amou aqueles que passavam necessidade”.

Para o prefeito Luiz Roberto Azevedo Santos Júnior, conhecido como Júnior Macarrão, este sábado é um dia de benção em Santa Rosa de Lima. “É um momento muito importante para a comunidade católica e de festa que se encerra neste domingo, 08. Padre Juarez é muito querido pela comunidade, que fica muito feliz quando ele se faz presente na cidade. Que ele seja muito abençoado por Deus”, pontuou.

Saudoso pelas festividades de Reis que aconteciam em Santa Rosa durante essa época do ano, o governador Jackson Barreto comentou que sente falta das manifestações culturais, como Chegança, Cacumbi e Reisado, circulando pelas ruas da cidade.

“Às vezes fico um pouco triste quando venho para a festa de Reis, pois a daqui sempre foi uma das maiores da região pelo aspecto da fé, da região e pela cultura popular, a qual a região é muito rica. Os folguedos populares como a Chegança, Cacumbi e Reisado dançavam pela rua no tempo da minha infância e adolescência. A parte religiosa continua, mas a da cultura popular peço para que o novo prefeito resgate. Hoje era para ter aqui o Reisado. Júnior não teve tempo de organizar esse ano, mas pode ser para o próximo. Fico feliz pela celebração religiosa, mas, ao mesmo tempo triste, porque não vejo fora da igreja o brilho nos olhos das pessoas pela alegria de ver os grupos folclóricos do passado nas ruas”, destacou o governador.

Em atendimento à solicitação de Jackson Barreto, o prefeito disse que existe perspectiva de resgatar a tradição cultural do município. “Ainda não tempo de organizar, junto com a diretora de Cultura, mas temos a pretensão de retomar, com o apoio do governador, as danças folclóricas, para trazer novamente essas manifestações culturais que eram a alegria da população”, declarou.

ASN

Leia também