Aracaju, 7 de dezembro de 2021

‘Poesia da Vida’ de João Brasileiro será lançada na próxima quarta (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nova obra da Edise celebra leveza da vida

É com leveza que vida e poesia se confundem no primeiro livro do poeta sergipano João Brasileiro, “Poesia da Vida”, que será lançado na próxima quarta-feira, 18, às 18h, no Café da Gente, localizado no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju.

A obra publicada pela Editora Oficial do Estado de Sergipe (Edise) apresenta temas cotidianos. A coletânea de poesias é a celebração da vida com impressões do autor sobre tudo que lhe causa encantamento.

Da visão do jorro das águas de uma cachoeira às reflexões sobre existência, a métrica de João transita entre o amor, o feminino, a solidão, a natureza, as relações, a espiritualidade, as intuições e tudo mais que é ou vira poesia. No prefácio, José Mário diz que a obra  “nos convida a sentir a vida tão quanto cada um deseje”.

João Brasileiro, atualmente com 55 anos, despertou para a literatura ainda menino, aos 14. “Eu lia na adolescência o que era cobrado no Ensino Superior”, conta sobre a precocidade.  Aos 16 começou a escrever e, desde então, a inspiração é o que o mantém vivo.

As poesias foram uma espécie de mapa de si mesmo feito por João para registrar e posteriormente analisar sua forma de sentir naquele momento. “Surgiu a elucubração de eu ficar louco e eu tinha esses textos para ler e ver como eu pensava, como João e Maria, que fizeram o percurso que migalhas de pão”, revela.

Além de poeta e entusiasta das lutas por uma sociedade mais igualitária, João é professor de redação e literatura da rede estadual de ensino. Também está na direção da Escola Estadual Rural Educador Paulo Freire, em Quissamã, em Nossa Senhora do Socorro (SE).

Ascom Segrase

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Laranjeiras adapta formato do Encontro Cultural à pandemia
Prefeito de Muribeca realiza entrega de uniformes para times
PC de Sergipe colabora com prisão de suspeito de homicídio que estava foragido em Santa Catarina
Comunidade feminina de Propriá conta agora com exame de mamografia local e gratuito