Aracaju, 6 de dezembro de 2021

Saúde planeja ações prioritárias para os primeiros 100 dias (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha a todo vapor para regularizar as ações e serviços prioritários para a população aracajuana. Para isso, a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) está construindo, juntamente com o colegiado de gestores da SMS, o “Plano dos 100 dias”.

Segundo Sayonara Carvalho, assessora técnica da Asplandi, foi realizado um balanço das ações e serviços deficitários durante a transição da gestão municipal. “Desde o mês de novembro do ano passado que a equipe de transição vem focando nas emergências elegendo as prioridades de cada área e fazendo um levantamento”, relatou.

Na tarde desta quinta-feira, 19, foi realizada a primeira reunião de planejamento das atividades prioritárias dos 100 primeiros dias de gestão com o Colegiado de Gestores composto pelo Secretário de Saúde, pela Consulta Extraordinária para Assuntos Governamentais, pelos diretores e coordenadores da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e do Núcleo de Controle de Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar). “O objetivo da secretaria é focar no planejamento estratégico para o fortalecimento do processo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Sayonara.

Indicadores e frentes prioritárias

A assessora técnica da Asplandi informou que serão realizadas reuniões na próxima semana com cada diretoria para ver os indicadores e as frentes prioritárias. “O nosso setor quer finalizar até o dia 31 de janeiro a construção deste plano junto com as áreas para então iniciarmos as ações destas frentes prioritárias com o Colegiado da Gestão no dia 2 de fevereiro”, explicou Sayonara.

Dentro da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) estão os indicadores da Atenção Básica; já as frentes prioritárias fazem parte da Atenção Especializada e da Rede de Atenção Psicossocial. Da Atenção Básica (AB) são cinco indicadores: Coleta de exames de Citopatológicos para mulheres de 25 a 64 anos; Consulta Pré-natal no primeiro trimestre de gestação; Vacinação em Crianças; Consulta na AB e Cobertura de Equipe de Saúde da Família (ESF).

A Assistência Farmacêutica e a Gestão da Informação (e-SUS) fazem parte das frentes prioritárias. Na área de Atenção Especializada o foco prioritário é a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência com o aumento da oferta de reabilitação nos serviços. E por fim, na Rede de Atenção Psicossocial as frentes serão ligados a Álcool e Outras Drogas, Eixo da Educação Permanente e revisão dos Contratos.

As prioridades do NUCAAR são em relação às Contratualizações e Habilitações. Já no DAF são: Disparar os processos licitatórios para abastecimento da Rede; Maternidade Municipal (atualizar projetos arquitetônicos); Construção de UBS; Encontro de contas com o Ministério da Saúde e com o Estado. Na área de Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) estão os seguintes eixos: Combate ao Vetor, ações de Vigilância Sanitária e Academia da Cidade.

Na área de Educação Permanente as capacitações para o programa de Telessaúde-Redes e integração ensino-serviço são eixos prioritários. Sayonara Carvalho acrescentou que a proposta de construção do plano será consolidada através de uma planilha que conta: ação, a meta da ação, o escalonamento dos 100 dias descrito a cada mês (fevereiro, março e abril), o responsável pela área, o orçamento e as parcerias. “Será um plano factível para colocar em prática as ações de forma organizada. É claro que tudo não será concluído em 100 dias, mas queremos ter um bom andamento das ações. Afinal, estamos apenas iniciando uma gestão”, concluiu a assessora.

PMA

Foto ascom

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura de Aracaju divulga calendário vacinação itinerante
PM prende foragido de Santa Catarina com mandado de prisão em aberto na cidade de Propriá
Seduc debate metodologias de resgate de estudantes em Encontro Estadual Intersetorial da Busca Ativa Escolar
Shopping Jardins presenteia clientes com kit L’Occitane au Brésil