23/01/17 - 04:44:23

USF Dona Jovem realiza ação para prevenir Diabetes (Foto assessoria)

Com o objetivo de prevenir o Diabetes, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no bairro Industrial, promoveu nesta sexta-feira, 20, uma ação de promoção à saúde, onde os usuários do local puderam assistir a uma palestra sobre a doença e também fazer teste de glicemia capilar.

Segundo Iris Marques, gerente da unidade, quando a prevenção é intensificada, há bons resultados e a população passa a ter mais qualidade de vida. “Temos que trabalhar a prevenção e não a própria doença. Intensificando as ações preventivas, conseguimos bons resultados e a população passa a ter mais qualidade de vida. Por isso, fizemos uma parceria com a UFS (Universidade Federal de Sergipe) e os alunos de enfermagem da instituição vieram proferir palestra, orientando os usuários a como prevenir a doença. Além disso, eles falaram sobre os principais sintomas de Diabetes e os usuários fizeram o teste de glicemia”, conta.

Iris ressalta que em Aracaju, assim como em todo o país, há muitos diabéticos e é preciso falar ainda mais sobre a prevenção da doença. “Temos que falar cada vez mais sobre prevenção porque há muitos diabéticos em todo o país. Diabetes é uma doença que, quando não tratada devidamente, gera muitas complicações. É preciso ter muito cuidado. Fizemos essa ação e queremos fazer de outras doenças também, a exemplo da hipertensão arterial”, disse a gerente da unidade.

Usuários

E a dona de casa Ana Maria dos Santos, 64 anos, disse que ficou satisfeita com a ação. “Assisti a palestra e peguei ótimas dicas. Não sou diabética, mas vou cuidar ainda mais da minha saúde. Aproveitei para fazer o teste de glicemia e o resultado foi ótimo. Estou satisfeita”, declara.

Já o autônomo Adorval de Melo conta que é diabético há cinco anos e que, com a palestra, aprendeu ainda mais como a cuidar da doença para não ter complicações. “Fiquei diabético há cinco anos e faço uso diário de remédios. Gostei muito da palestra e aprendi ainda mais como a cuidar da doença. Não quero ter complicações”, afirma.

Doença

Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue e pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para atividades celulares. E os principais sintomas são: sede intensa, urina em excesso, coceira no corpo, cansaço, emagrecimento sem causa aparente e aumento do apetite.

AAN