Aracaju, 28 de março de 2024

Coração de mãe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A arrumação política batizada de reforma administrativa atesta o que muitos falam à boca miúda: este governo é igual a coração de mãe, que cabe todo mundo. Os “novos” secretários são, em sua grande maioria, velhos inquilinos do Palácio. Apenas estão trocando de lugar para atender interesses políticos do governador Jackson Barreto (PMDB). Antônio Hora deixa a Secretaria da Justiça para virar secretário de Esporte, pasta desmembrada visando empregar na nova Secretaria do Turismo, o ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT). Almeida Lima (PMDB), primo queridinho de JB, sai da Adema para assumir a poderosa Secretaria da Saúde, enquanto José Sobral perde o emprego na Gráfica do Estado (Segrase), mas será “contratado” como secretário de Assistência Social. Rosmman Pereira deixa a estatal Codise e se aboleta na Fundação Hospitalar da Saúde, enquanto Chico Dantas fica sem a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, mas deve ganhar a presidência da Adema. Novidade mesmo só o engenheiro José Augusto Pereira de Carvalho, que substituirá Dantas na Sedetec, mas aí são outros quinhentos. Ele foi indicado pelo deputado federal Laércio Oliveira (SD), que ganhou esta Secretaria como prêmio por ter trocado a oposição pelo governo, este bondoso coração de mãe, onde sempre cabe mais um.

Sentiram o golpe

A “pescaria” feita pelo governador Jackson Barreto no açude da oposição está tirando o sono dos irmãos Amorim. Edvan, o dublê de político e empresário, aconselhou aos que estão na oposição apenas atrás de contratos e cargos a mudarem tranquilamente para o lado da situação. Eduardo, o senador, jura que os ex-oposicionistas pularam a cerca de olho nas nomeações de cargos comissionados. E sentenciou: “É o interesse individual aparecendo, pois quem ama Sergipe, não se junta a este governo”. Ah, bom!

Bate-boca

E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) não se cansa de fustigar o governador Jackson Barreto. Segundo ele, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, desistiu da visita que faria a Aracaju, por intransigência de JB. O moço viria anunciar alguns paliativos em socorro aos flagelados da seca. Em resposta a Vavá, Jackson lembrou que administra Sergipe e tem suas ocupações “Diferente do senador, não tenho tempo para ficar nas redes sociais fazendo críticas políticas vazias. Esse é o choro dos derrotados”. Aff Maria!

Briga paroquial

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), denuncia que a deputada Goretti Reis (PMDB) está impedindo o governo estadual de atender as suas reivindicações. “Ela e o irmão Jerônimo Reis estão emperrando nossas ações em favor dos lagartenses”, acusa. Segundo Valmir, enquanto não é atendido pelo governo, o delegado o procura para bancar a alimentação e a limpeza da delegacia policial de Lagarto. Homem, vôte!

Apagão

Por falta de pagamento, a Secretaria Estadual de Inclusão Social e Defesa Civil ficou sem energia elétrica em sua sede. A luz só voltou após a Energisa ter recebido pelas contas em atraso. A Assessoria da Secretaria confirmou o desligamento, ocorrido devido “à não liberação do orçamento no final de 2016”. Diz ainda que os pagamentos começaram a ser feitos na última sexta-feira, depois da reabertura da base financeira do estado. Então, tá!

 Patrimônio protegido

A Guarda Municipal de Aracaju vai intensificar sua atuação no transporte público, terminais de ônibus, unidades de saúde e escolas da Prefeitura. Quem garante é o subinspetor Fernando Mendonça, escolhido pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para comandar a Guarda aracajuana. “Servidor concursado, ele tem um grande talento, boa formação e é muito respeitado”, discursa o comunista.

 Mais caro

As ligações feitas de telefone fixo para celulares vão ficar mais caras a partir de próxima semana. A Anatel autorizou as operadoras a elevar a tarifa em 1,33%. Os reajustes serão aplicados apenas para as linhas do plano básico da telefonia fixa em chamadas locais ou de longa distância nacional. O melhor é usar o Graham Bell cada vez menos. Viche!

Janeiro branco

Psicólogos, professores e estudantes participaram do Seminário “Psicologia, ética e divulgação – caminhos e possibilidades”, promovido pela Faculdade Estácio de Sergipe e o Conselho Regional de Psicologia. Foram proferidas palestras sobre ‘Marketing e saúde’, ‘Empreendedorismo’ e ‘A divulgação ética’. O evento fez parte do Projeto Janeiro Branco, que visa estimular debates e ações em favor da saúde mental. Jóia!

Latas velhas

Ônibus superlotados representam a principal queixa de quase 60% dos internautas. Estudo do projeto Comunica que Muda mostra que, do total de mensagens sobre ônibus nas redes sociais, 72% faziam uma avaliação negativa desse meio de transporte. Mais de 40% dos internautas demonstraram desejo de comprar um carro ou moto para fugir do transporte coletivo. E as empresas de ônibus ainda querem aumentar o preço da já elevadíssima tarifa. Respeitem o povo!

Defesa da magrela

E o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) defende a instalação de bicicletários em órgãos e entidades da administração pública. Ele acha que se o governo adotar sua proposta beneficia milhares de ciclistas e estimula empresas, clubes, condomínios residenciais a copiarem tal iniciativa. Falar em bicicletas, o Hospital de Urgência de Sergipe atendeu, no ano passado, 585 ciclistas acidentados. Creendeuspai!

Recorte de jornal

__________________________________________________________________________________________________1872

Publicado no Jornal do Aracaju, em 24 de fevereiro de 1872

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também