Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

Veterinário dedica parte do tempo aos animais de rua (Foto divulgação)

____________________________________________________________________________________________________874

“Fique tranquilo abençoado, seu bichinho vai ficar bom”. Essa é a frase mais usada pelo veterinário Heliomarto

O trabalho que vem sendo realizado pelo médico-veterinário Heliomarto Rezende, há cerca de 9 anos, tem ajudado a muitas pessoas que criam animais de estimação, mas que às vezes não tem condições de efetuar um tratamento adequado ao bicho.

O trabalho de Heliomarto começou quando ele resolveu, juntamente com o radialista Nivaldo Cândido, criar um programa em uma emissora de rádio para atender e tirar dúvidas das pessoas que possuem animal de estimação, mas que não tem condições de pagar uma consulta a um veterinário.

O programa é apresentado aos sábados na Aperipê AM e FM e durante a programação, Heliomarto e alguns amigos veterinários que também aderiram à idéia, prestam os atendimentos, realizam sorteios de rações, inclusive realizam cirurgias gratuitas.

Proprietário de uma clínica veterinária, a SOS Animal, localizada na rua Justes Carvalho 143, Jardins, Heliomarto usa parte de seu tempo em prestar atendimento a animais abandonados. O veterinário que muitas vezes é solicitado para atender um animal em residência de seu proprietário, sempre consegue um tempo para fazer a visita e a consulta, e o que chama a atenção é que isso é feito gratuitamente.

“Isso não é uma ONG. O que eu faço em companhia de amigos e colegas é para tentar minimizar o sofrimento daqueles animais que se encontram em estado de abandono. Não cobramos. O que fazemos é por amor aos animais e a nossa profissão”, conta Heliomarto. Ele explica que seu trabalho é “espontâneo e por amor aos animais, por isso sou veterinário”.

Os animais abandonados e que vivem nas ruas também recebem atendimento do veterinário. Sempre que é comunicado sobre algum animal que esteja doente ou precisando de atendimento, Heliomarto vai ao local e presta o socorro necessáio.

E esse trabalho é feito “sem barulho e longe dos holofotes” e isso dá tranquilidade àquelas pessoas que possuem animais e precisam do atendimento gratuito. Sempre ao final das consultas que realiza, ele afirma: “fique tranquilo abençoado, seu bichinho vai ficar bom”.

Munir Darrage

Leia também