Aracaju, 28 de março de 2024

Galo em fogo brando

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quase nada do que se diga agora sobre as eleições de 2018 terá validade em março e abril do próximo ano, quando os partidos vão discutir pra valer a sucessão estadual em Sergipe. Até lá, as lideranças políticas continuarão cozinhando o galo em fogo brando, ciscando para chamar a atenção do galinheiro. Portanto, algumas pré-candidaturas postas nas ruas não passam de balões de ensaio ou desejo de pavões velhos em conquistar a maioria do terreiro. Nessa fase preliminar da sucessão, só não é permitido pisar em falso, escorregar na jaca. Quem o fizer terminará tão depenado quanto papagaio dedo duro.

Calendário definido

Os partidos interessados em participar das eleições suplementares de Carmópolis terão de 10 a 13 próximos para fazer as convenções, que escolherão os candidatos a prefeito e vice. O Tribunal Regional Eleitoral também definiu o dia 15 deste mês como a data final para registro das chapas que disputarão o pleito no dia 2 de abril. Até lá, aquele município sergipano continua sendo administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Guimarães Silva (PSB).

Batata assando

A coluna Esplanada, publicada hoje pelo Jornal da Cidade, confirma o que já se comenta há tempos. Com o título PSC Dançou, a notinha revela que “Agnaldo Ribeiro (PP-PB) será o novo líder do governo na Câmara Federal. Desbancou o PSC de André Moura (SE). Os cristãos terão de se contentarem com os cargos no 1º escalão”. Crendeuspai!

Venda proibida

A Justiça negou recurso da Petrobras e manteve a suspensão dos movimentos da petroleira para a venda de participação acionária de sua subsidiária de combustíveis, BR Distribuidora. O negócio constitui uma parte relevante do plano bilionário de desinvestimentos da empresa para 2017 e 2018. A decisão foi definida ontem, pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e marca mais uma vitória do Sindipetro-AL/SE), que tem apresentado diversas ações contra a venda de ativos da empresa. Esta informação foi publicada hoje pelo jornal O Globo.
Pisou na bola

Clóvis Barbosa, presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, foi, no mínimo, deselegante com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Com os ouvidos emprenhados por fofocas de sindicalistas, o midiático conselheiro foi pra imprensa aconselhar o comunista a administrar Aracaju em vez de ficar falando besteiras, dizendo conversa mole. Diante do trololó de Clóvis, conclui-se que quem fez besteira foi ele!  Homem, vôte!

Fique limpo

O cidadão que não votou nas últimas eleições pode começar a regularizar a situação usando o Portal do Tribunal Superior Eleitoral. Para isso, basta clicar na aba “Eleitor” e, em seguida, no link “Débitos do eleitor” para emitir a Guia de Recolhimento da União. O pagamento do boleto, porém, não é suficiente para a quitação do débito, devendo o eleitor apresentar o respectivo comprovante em qualquer cartório eleitoral.

Manda chuva

A Fundação Hospitalar de Sergipe já tem novo chefe. Enquanto aguarda o próximo presidente Rosman Pereira, o secretário estadual da Saúde, Almeida Lima (PMDB), assumiu o comando da entidade, que era presidida por Hans Lobo. Portanto, até março chegar, Almeidinha será o todo poderoso manda chuva da saúde estadual. Quem pode, pode!

No Supremo

E quem esteve com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, foi o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Ele e outros 12 gestores municipais foram discutir pautas relativas à municipalidade, que estão em andamento naquela Corte. O comunista defendeu mudanças na estrutura da federação. Segundo Nogueira, não é correto que o governo federal fique com 60% de tudo o que é arrecadado, os Estados embolsem outros 24%, e sobrem apenas 16% para os municípios. Tá certo!

Santa grana

Graças a uma emenda parlamentar do senador Eduardo Amorim (PSC), a Catedral Metropolitana de Aracaju vai receber R$ 500 mil para restaurar a fachada e o telhado, além de recuperar as instalações elétricas. A primeira fase do projeto de restauro da secular igreja está orçada em R$ 4,5 milhões. São obras visando recuperar o que foi desgastado pelo tempo e devolver à Catedral a mesma forma de sua construção, ocorrida em 1862. Faz tempo, né?

Sem camuflagem

Fabricantes de alimentos terão que indicar no rótulo sempre que o produto tiver lactose na composição. A declaração da presença de lactose será obrigatória nos alimentos com mais de 100 miligramas (mg) de lactose para cada 100 gramas ou mililitros do produto. Ou seja, qualquer alimento que contenha lactose em quantidade acima de 0,1% deverá trazer a expressão “Contém lactose” na embalagem. Então, tá!

Já é fevereiro

Já chegou fevereiro, o menor e mais animado mês do ano. Por falar em animação, agora em 2017 os foliões vão brincar o carnaval um pouco mais tarde do que em 2016. O feriado da folia está marcado para o próximo dia 28. Dessa forma, as comemorações carnavalescas acontecerão do dia 25 (sexta-feira) até o dia 1º de março, a quarta-feira de cinzas.

Recorte de jornal

_____________________________________________________________________________________________________1927

Publicado no Sergipe Jornal, em 29 de dezembro de 1927.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também