Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Os miseráveis

Boa parte dos prefeitos sergipanos se deslocou à Brasília, esta semana, na tentativa de convencer a bancada federal a apresentar emendas ao Orçamento da União que favoreçam seus municípios. Aproveitam para, de pires nas mãos, mendigar recursos nos ministérios e órgãos federais. Com problemas de toda ordem para resolver e sem uma receita municipal a altura, os novos prefeitos lembram pedintes, que se deslocam para abastados centros urbanos na tentativa de garantir algo que alivie a fome. No caso em tela, os administradores querem garantir a sobrevivência política. Para tanto, foram bater na porta do governo federal, o aliado rico que, embora abasteça os cofres com os impostos cobrados aos munícipes, vira as costas aos representantes destes ou libera migalhas suficientes apenas para mantê-los vivos e pagando mais impostos.

Baços cruzados

A população carente de Aracaju vai continuar sem atendimento médico nos postos de saúde da Prefeitura. A turma do jaleco branco decidiu permanecer em greve porque os vereadores aprovaram ontem, o projeto do Executivo garantindo o pagamento dos juros ao servidor que optar por um empréstimo bancário para receber o salário atrasado de dezembro. Quem não recorrer ao banco, receberá o salário em 12 módicas prestações. Cruzes!

Crise braba

O Banco do Brasil desativa, nesta sexta-feira, três agências em Aracaju. Também vai transformar outras duas em simples postos de atendimento. As unidades que fecharão as portas na capital são as localizadas nas avenidas Ivo do Prado, Coelho e Campos e Desembargar Maynard. Em Itabaiana e Moita Bonita duas agências foram transformadas em meros postinhos. A coisa tá feia!

Primeiro passo

Uma concorrida solenidade marcou ontem, em Aracaju, a assinatura da ordem de serviço para a construção do hospital do câncer. Para que a tão sonhada unidade de saúde fique pronta, serão necessários R$ 126 milhões, investidos em terraplenagem, prédios e equipamentos. Em seu discurso, o governador Jackson Barreto (PMDB) ressaltou que “não se pode fazer política com o sofrimento alheio. A luta contra o câncer é a luta da solidariedade, do amor”. Certíssimo!

Haja grana

Presos em situações degradantes têm direito a indenização em dinheiro por danos morais. Por unanimidade, O Supremo Tribunal Federal decidiu que a superlotação e o encarceramento desumano geram responsabilidade do Estado em reparar os danos sofridos pelos detentos. Segundo o ministro Luiz Fux, “a forma como os presos são tratados, as condições das prisões implicam numa visão inequívoca de que as penas impostas no Brasil são cruéis”. Ah, tá!

Dia do fico

O presidente Michel Temer (PMDB) decidiu contrariar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e manter o deputado André Moura (PSC-SE) na liderança do governo. Desta forma, Temer pretende fazer um aceno ao chamado centrão, grupo articulado pelo hoje presidiário Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e permitir que esses deputados tenham interlocução com o governo sem a intermediação do presidente da Câmara. Esta informação é da Folha de São Paulo.

Bode na cabeça

Começa hoje e segue até domingo, a 3ª edição da Expofeira de Caprinos e Ovinos de Itaporanga D’ Ajuda. Além da tradicional exposição de animais, o evento contará com capacitações, divulgação de equipamentos e insumos e apresentações artísticas. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 200 criadores de caprinos e ovinos, gerando mais de R$ 40 mil em negócios. Participe!

Tudo como dantes

Uma boa notícia para os donos de oficinas e de borracharias: os carros vão continuar quebrando e estourando os pneus, pois as ruas e avenidas de Aracaju permanecerão esburacadas por muito mais tempo. A Prefeitura alega não ter recursos visando comprar material para recuperar as vias, montar novas equipes de trabalho e consertar a usina de asfalto, desativada desde julho de 2016. Pelo visto, essa conversa de “construindo a qualidade de vida” é apenas uma frase de efeito para ilustrar a logomarca da nova administração. Marminino!

Livro de presença

As Câmaras de Vereadores de Sergipe terão 15 dias para informar o número de servidores efetivos, requisitados e comissionados. A exigência é do Tribunal de Contas do Estado, que também deseja saber a função de cada servidor e a data da contratação. A idéia do TCE é ter uma ação unificada para todos os legislativos em que o quadro de funcionários efetivos é mínimo ou inexistente. Aff Maria!

Sem mágoas

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o deputado federal Valadares Filho (PSB) se encontraram ontem, pela primeira vez após o último debate político em que participaram na TV Sergipe. O comunista esteve no gabinete de Vavazinho, em Brasília, para pedir o empenho deste em favor de emendas parlamentares para a cidade. Edvaldo propôs a indicação de uma proposta para a área da saúde. Valadares respondeu que Aracaju sempre será lembrada por ele, “até pelos votos que tive na capital”. Melhor assim!

Noite de autógrafos

“Libertas” é o título do livro que a jornalista e poetisa Lara Aguiar lança nesta sexta-feira. A noite de autógrafos vai acontecer no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Através do poema em prosa ou prosa poética, a autora brinca com as palavras, fazendo uso de símbolos, signos e da musicalidade. Este é o primeiro livro da Lara e a mais nova publicação da Editora do Diário Oficial de Sergipe. Prestigie!

Recorte de jornal

________________________________________________________________________________________________________999999999999999

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 20 de outubro de 1907.

Resumo dos Jornais

Leia também