Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Capital do lixo

Aracaju chega às vésperas do carnaval cheia de lixo por todos os lados. Por conta das sucessivas greves dos garis e margaridas, a outrora cidade da qualidade de vida foi transformada na capital da sujeira, tamanho o volume de detritos espalhados pelas ruas, praças e avenidas. A urbe fede! Mas não é só isso: a nova administração do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ainda não pagou a folha salarial de dezembro. Pior: alega falta de recursos para tapar as enormes e inúmeras crateras formadas nas vias públicas, não reiniciou nenhuma das várias obras deixadas paralisadas pelo antecessor e enfrenta uma demorada greve dos profissionais de saúde. A população começa a se impacientar com a demora da Prefeitura em encontrar soluções para os problemas herdados do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Ora, se Edvaldo Nogueira não está conseguindo nem mesmo colocar a casa em ordem, como acreditar que ele vai honrar as dezenas de promessas que estimularam o eleitor elegê-lo, acreditando que ele iria transformar Aracaju num pedaço de paraíso aqui na terra?

Não abre mão

E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) insiste em continuar sendo chamado de o líder da bancada federal de Sergipe, embora seis dos 11 parlamentares sergipanos tenham assinado uma ata lhe substituindo pelo deputado Laércio Oliveira (SD). Ora, se o Senado entende que, mesmo perdendo o apoio da maioria, Vavá continua comandando a bancada, bem que poderia nomeá-lo como líder da minoria. Marminino!

Novo líder

 A partir desta segunda-feira, o novo líder da oposição na Assembleia será o deputado estadual Geogeo Passos (PTC). O jovem parlamentar vai liderar os colegas Venâncio Fonseca e Maria Mendonça (ambos do PP), Luciano Pimentel (PSB) e pastor Antonio dos Santos (PSC). Não será fácil se opor a um governo que tem uma bancada majoritária de 13 deputados, verdadeiro rolo compressor. “Cumpriremos o Regimento Interno e não vamos facilitar a vida da atual administração”, promete Georgeo. Então, tá!

 Novo deputado

 O pastor Daniel Fortes (PEN) tomará posso hoje, como deputado estadual. Substitui o ex-vereador aracajuano Adelson Barreto Filho (PR), impedido pela Justiça de ocupar a vaga do ex-deputado Gilson Andrade (PTC), que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Estância. A posse de Fortes, votado por 18.817 eleitores no pleito de 2014, vai acontecer no gabinete do presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB).

Triste memória

Hoje (20) é aniversário da fatídica Operação Cajueiro, executada em Sergipe pelo Exército para punir aqueles que lutavam pela redemocratização do Brasil. Há exatos 41 anos, 25 sergipanos foram raptados e levados para o quartel do 28º Batalhão de Caçadores, onde sofreram todo tipo de tortura. O petroleiro Milton Coelho ficou cego por conta dos espancamentos, enquanto os outros guardam na alma as marcas deixadas pelos covardes torturadores. A Operação Cajueiro é uma página negra da nossa história política. Cruz credo!

Birita cara

As bebidas registram as maiores cargas tributárias entre os produtos tradicionais do carnaval. Pesquisa do IBPT apontou que a birita registra as maiores incidências de impostos. Caipirinha (76,66%), chope (62,20%), cerveja (55,60%) e refrigerante em lata (46,47%) lideram a lista. Entre os adereços mais comuns, o colar havaiano (45,96%) e o spray de espuma (45,94%) também apresentaram percentuais elevados. Aff Maria!

Concessões alugadas

O jornalista Gilvan Manoel publica no Jornal do Dia seguinte nota: “O empresário Nelson da Itapé Turismo arrendou três das quatro emissoras da Rede Ilha. Na próxima semana, as rádios Propriá, Estância e Tobias Barreto passarão a integrar a rede Xingó, que já possui duas emissoras em Socorro e Glória. A Ilha/FM, de Aracaju, não entrou no pacote em função das eleições de 2018, quando o senador Eduardo Amorim (PSDB) deverá disputar o governo de Sergipe. Será instrumento de campanha”. Homem, vôte!

Boa nova

Nestes tempos de crise braba, uma boa notícia para Sergipe: a multinacional Golar LNG se uniu à brasileira GenPower para construir um novo terminal de gás natural liquefeito em Sergipe. A unidade objetiva abastecer a termelétrica Porto de Sergipe (1,5 gigawatts), negociada no leilão de 2015 e prevista para operar a partir de 2020. Legal!

Invasões de terra

Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) invadiram cerca de 100 fazendas em Sergipe e outros 11 estados, na ação chamada “Carnaval Vermelho” pela reforma agrária. O líder da frente, José Rainha Junior, afirma ser “uma das maiores jornadas de luta em ocupações de terra no Brasil”. Segundo ele, para cobrar a distribuição de terras, estão mobilizados mais de 10 mil militantes e camponeses. Esta informação é do jornal Estadão.

Grana no bolso

Boa notícia para quem trabalha na Assembleia: os salários deste mês serão creditados na conta dos servidores amanhã (21). Segundo o diretor-geral do Legislativo, Roberto Bispo, o repasse do governo ocorrerá na própria terça-feira. “Tão logo isso ocorra, determinaremos ao Banco do Estado de Sergipe que lance o crédito na conta dos funcionários”, afirma. Nem precisa dizer que a farra do carnaval está garantidíssima!

Chove chuva

Desde a madrugada de hoje que chove na Grande Aracaju. As precipitações ainda são fracas, mas devem contribuir para abrandar o forte calor dos últimos dias. Aliás, o meteorologista Overland Amaral acertou ao prever chuvas em Sergipe. Quanto ao calor, ele diz que os satélites permanecem registrando elevadas temperaturas desde o litoral até o sertão. Ai, só bebendo aquela “lourinha suada”. Hummm!

Recorte de jornal

________________________________________________________________________________________________________________________________________0000000000

Publicado no Jornal do Aracaju, em 12 de junho de 1872.

Resumo dos Jornais

Leia também