Aracaju, 29 de março de 2024

Rosa às Flores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Instituído para lembrar o brutal assassinato de 130 tecelãs, queimadas vivas dentro de uma fábrica norte americana, em 8 de março de 1857, o Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta quarta-feira. Que esta festa seja, portanto, dedicada a todas as mulheres, guerreiras, mães, amantes e amigas. Elas são o nosso socorro, o porto seguro, o norte que precisamos. Como bem diz o poeta, não fossem essas Flores, o mundo seria um jardim só de espinhos. Alguém, inspirado, já escreveu que “a mulher, mesmo brava, é linda, mesmo alegre chora, mesmo tímida comemora, mesmo apaixonada ignora, mesmo frágil é poderosa!”. A grande escritora francesa Simone de Beauvoir estava certíssima quando disse que “não se nasce mulher: torna-se.”.

Nota triste

Em média, sete mulheres são agredidas todos os dias em Aracaju. No ano passado, o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Sergipe registrou mil procedimentos policiais, tendo a mulher como vítima, resultando em 80 inquéritos abertos mensalmente. As agressões mais comuns são verbais, lesão corporal, injúria e ameaças. Uma lástima!

Nas ondas do rádio

 E o ex-secretário de comunicação de Aracaju, Carlos Batalha, estreia, segunda próxima, um programa novo na rádio Jornal/AM. Das 13h às 15h, o experiente comunicador fará entrevistas sobre política, esporte e cotidiano, além de abrir o microfone para as queixas e reivindicações do povão. Desejamos boa sorte nesta nova jornada!

Joga pra torcida

A oposição na Câmara de Aracaju blefa quando ameaça abrir uma CPI para apurar em detalhes esta briga para saber qual empresa pode fazer a coleta de lixo na capital. Maioria no Legislativo, a bancada governista não aprovará a abertura da CPI, mas a oposição faz barulho e joga pra torcida visando desgastar a administração do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Ao povo só resta tapar o nariz e assistir os tristes capítulos desta novela fedorenta. Misericórdia!

Pires nas mãos

Na próxima viagem que fizer à Brasília, o governador Jackson Barreto (PMDB) vai bater na porta do agora líder do governo no Congresso, deputado federal André Moura (PSC). JB proporá ao adversário a união de forças visando beneficiar Sergipe com a liberação de recursos por este governo temerário. O governador quer o apoio de André para agilizar a contratação do pré-projeto para o Canal de Xingó, antiga reivindicação dos sertanejos. Melhor assim!

Neutralidade

A Assembleia não discute a decisão judicial mandando afastar do mandato o recém empossado deputado estadual Daniel Fortes (PEN). Ele assumiu no mês passado, em substituição a Adelson Barreto Filho (PR), também afastado do cargo pela Justiça. Segundo o presidente do Legislativo, deputado Luciano Bispo (PMDB), “a Casa mantém a postura de neutralidade, respeitando sempre as decisões do Judiciário”. Certíssimo!

Esperançoso

E o ainda deputado Daniel Fortes acredita que o julgamento do mérito do mandado de segurança lhe será favorável, mas se não for, tudo bem. Ele disse que, do fundo do coração, deseja apenas que a Justiça seja feita. “Peço a Deus que ilumine os magistrados. Se Adelson Barreto Filho tiver certo, que ele assuma o mandato e tenha boa sorte na caminhada, mas se nosso pleito for mais justo, que se faça justiça. Só quero isso”. Que bonito!

Casa nova

A Faculdade Estácio de Sergipe vai inaugurar, às 18h desta quinta-feira (9), suas novas e modernas instalações em Aracaju. Localizado na rua Teixeira de Freitas, bairro Salgado Filho, o novo edifício foi projetado para funcionar como faculdade, oferecendo toda comodidade e funcionalidade aos mais de 10 mil alunos. Com 14 andares, o prédio abriga mais de 100 salas de aula, três pavimentos para garagens, além de 10 elevadores de última geração.

Viva elas

 A CUT promove nesta quarta-feira, uma passeata pelas ruas de Aracaju para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. A manifestação também vai protestar contra a retirada de direitos trabalhistas, o retrocesso conservador machista, a violência doméstica, a cultura do estupro e a misoginia. Prestigie!

 Insegurança

O governador Jackson Barreto (PMDB) recebeu ontem da seccional sergipana da OAB um documento sobre a violência. O presidente da Ordem, Henrki Clay Andrade, defendeu como soluções imediatas contra a criminalidade o aumento de policiais nas ruas, a presença de uma polícia cidadã nas comunidades e a realização de concurso para novos policiais. Jackson gostou do que ouviu e apresentou algumas ações já postas em prática pelo governo visando reduzir a violência.

Vão às urnas

Os sócios do Iate Clube de Aracaju vão às urnas para escolher o comodoro, a diretoria e os integrantes do Conselho Deliberativo. O pleito está marcado para 4 de abril próximo, devendo as chapas serem inscritas na secretaria do clube até o dia 27 deste mês. O atual comodoro Eugênio Sobral vai disputar a reeleição.

Recorte de jornal

_______________________________________________________________________________________________________________22222222

Publicado pelo jornal O Maruinense, em 7 de junho de 1891.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também