Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PMA FAZ CONVÊNIO COM APAE PARA PRESTAÇÃO SERVIÇOS DE SAÚDE

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________444444

a prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou, nesta terça-feira (13), um convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Os recursos, no montante de R$ 140 mil mensais, são oriundos do Ministério da Saúde e serão utilizados em serviços ambulatoriais, na área de procedimentos clínicos e terapêuticos, na modalidade física e intelectual, para pessoas com deficiência. Cerca de 20 atendidos pela associação participaram da solenidade.

O convênio foi assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pelo secretário municipal da Saúde, André Sotero, e pelo presidente da APAE de Aracaju, Max Santos Guimarães. Aracaju é o responsável pela contratualização dos serviços, que serão prestados pela entidade aos municípios de Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto e Nossa Senhora da Glória. A expectativa é dobrar o número de atendimentos pela associação em até 60 dias (de 192 pessoas para 400 atendidos por mês).

“Estamos aqui nesta solenidade tão emocionante, pois começamos a fazer aquilo que dissemos que faríamos. Estamos dando passos para ir reconstruindo as coisas boas da nossa cidade, que encontramos tão destruídas. A gente disse que iria trabalhar para que a APAE ocupasse o local que ela merece. Estamos fazendo justiça a uma entidade que desenvolve um trabalho extraordinário, que atende pessoas com deficiência. Com este convênio, mais 200 pessoas poderão ser atendidas. É um convênio que beneficiará não só Aracaju, mas outros municípios. Fico muito emocionado em poder concretizar ações como estas. É nestas horas que vejo o quanto vale a pena ser prefeito. Estes momentos enchem nosso coração de alegria”, destacou Edvaldo, que, em seu discurso, homenageou o médico pediatra Byron Ramos, presente na solenidade.

Solução de problemas da APAE

Para o presidente da APAE de Aracaju, Max Santos Guimarães, o convênio é “solução para grande parte dos problemas”. “Na área de reabilitação e de saúde, este convênio é uma grande marca. Vai melhorar o atendimento. Vamos ampliar os serviços para atender mais pessoas. Hoje, são 192 atendidos. Agora, com este convênio, em no máximo 60 dias, vamos passar a atender 400 pessoas. A APAE de Aracaju estava com o sinal de alerta ligado, com dificuldades. Mas pedimos ao prefeito que houvesse agilidade neste convênio, e assim foi feito. Agradeço imensamente ao prefeito por poder participar deste momento tão marcante”, afirmou.

“Novo ciclo”

A vice-prefeita Eliane Aquino, bastante emocionada, definiu a assinatura do convênio como o início de “um novo ciclo” para a vida das pessoas que serão atendidas pela APAE. “O poder público deixou, muitas vezes, de chegar perto destas pessoas. Mas o que estamos fazendo hoje é abrindo um novo ciclo para a vida deles. Eles não ficarão sozinhos dentro das suas casas. Eles terão um tratamento digno. A prefeitura estará por perto para reconstruir um mundo de oportunidades”, disse.

O secretário da Saúde, André Sotero, ressaltou que a assinatura do convênio com a APAE é a prova de que a atual gestão trabalha com “cuidado e afeto” na reconstrução da qualidade de vida em Aracaju. Ele elogiou o trabalho e a dedicação do prefeito Edvaldo Nogueira e da vice-prefeita Eliane Aquino. “Tenho visto e presenciado o compromisso de Edvaldo e de Eliane”, frisou.

Prestigiaram a solenidade os vereadores Dr. Gonzaga e Pastor Alves, além dos secretários municipais Silvio Santos, Luciano Correia, Cecília Leite, Aristóteles Fernandes, Fernando Mendonça, Luiz Roberto Dantas, Jorge Araújo Filho e Luis Fernando Silveira.

Foto Janaina Santos

Leia também