Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Detran/SE disponibiliza curso de reciclagem preventiva para motoristas profissionais

det

A partir desta terça-feira, 1º de agosto, os motoristas com categorias ‘C’, ‘D’ e ‘E’ que exercem atividade remunerada e que estão próximos a atingir o limite de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão a opção de fazer o Curso Preventivo de Reciclagem para Condutores Infratores. Nessa modalidade, o condutor com esse perfil e que atingir entre 14 e 19 pontos decorrentes de infração de trânsito terá condições de fazer o curso preventivo. O objetivo é zerar a pontuação no prontuário da CNH e evitar a abertura do processo administrativo de suspensão do direito de dirigir, o que ocorre quando há o cometimento de uma infração gravíssima que, sozinha, implica em suspensão ou o acúmulo de 20 pontos.

Para evitar que seja aberto um processo administrativo de suspensão de CNH, o condutor infrator precisa ficar atento à sua pontuação para não comprometer sua vida profissional. “A reciclagem preventiva vem para trazer um grande ganho, principalmente aos motoristas profissionais, que exercem atividade remunerada e dependem da CNH para trabalhar. As suspensões do direito de dirigir podem variar de 6 meses a 1 ano por acúmulo de pontos, o que poderá pôr em risco seus empregos”, explicou o coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Lacerda Júnior.

O coordenador complementou que é necessário que os motoristas profissionais criem o hábito de acompanhar seu prontuário de habilitação para que, se for necessário, tenham o direito de fazer o curso preventivo. “Para consultar os pontos decorrentes de infrações de trânsito, basta acessar o portal de autoatendimento da autarquia e obter essas informações”, frisou.

O curso de reciclagem preventiva de condutores infratores segue a mesma carga horária que prevê o Art. 261 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com 30horas/aula. A pessoa terá como disciplinas Direção Defensiva, Legislação de Trânsito, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Sinalização, Normas Gerais de Circulação, Infrações e Penalidades e Relacionamento Interpessoal. Para mais informações, os interessados devem procurar a EPTran através dos telefones 3226-2037/2081.
ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Leia também