Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

NÚMERO DE QUEDAS MOSTRAM NECESSIDADE DE ATENÇÃO COM OS IDOSOS EM SERGIPE

As quedas que, em sua maioria, vitimam idosos, representam os principais atendimentos a causas externas feitos pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe. Entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, elas somaram 54 ocorrências, abrangendo ainda outras situações, a exemplo das que envolvem cidadãos alcoolizados. As quedas da própria altura, por sua vez, somaram 11 ocorrências nesse período.

Para o especialista Antônio Cabral, Referência Técnica em Ortopedia no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a conduta médica destinada aos idosos em situações de queda é preventiva. “É recomendável que não haja tapetes nas residências onde transitam idosos, ao passo que torna-se necessário o uso de corrimões. O acesso livre a todos os compartimentos da casa é extremamente importante, fator que deve estar associado a quantidade reduzida de móveis”, orientou o especialista.

Segundo Cabral, algumas medidas podem ser tomadas com vistas a dar qualidade de vida aos idosos.“Com o consumo de leite e derivados é possível repor a necessidade diária de cálcio no organismo. Em se tratando da aquisição de vitamina D, a exposição solar é uma opção válida e pode ser feita durante 30 minutos pela manhã e em novo intervalo, no final da tarde. A vitamina é responsável por aumentar a captação do cálcio orgânico e só em casos específicos há necessidade de complementação química”, acrescentou o médico.

Chamadas

Na última semana, o Samu recebeu 3.909 chamadas registradas através do 192, ramal que pode ser utilizado por qualquer cidadão que necessite de atendimentos de urgência. Do número de chamadas emitidas ao Samu, 728 geraram atendimentos e 1.353 foram classificadas como ligações sem utilidade, sendo 485 trotes, 775 ligações feitas por engano e 93 quedas de ligações.

Os atendimentos feitos por equipes de suporte básico, formadas por técnico de enfermagem e condutor de veículo de urgência, somaram 537. Já as ocorrências realizadas por equipes de suporte avançado, formadas por médico, enfermeiro e condutor de veículo de urgência, totalizaram 191 atendimentos.

Além das ocorrências envolvendo queda, as equipes do Samu atenderam 30 ocorrências envolvendo colisões, seja entre carros e motos ou entre motos. As agressões físicas somaram 17 atendimentos, enquanto que os atropelamentos, 16. Os ferimentos por arma branca e de fogo somaram 24 atendimentos.

Ocorrências

Entre os casos mais comuns de requisitantes que solicitam envio de ambulâncias do Samu, estão os de dor de cabeça, pressão alta e glicemia alta (diabetes). A orientação dada pelos médicos reguladores é que nem sempre há necessidade de acionamento de viaturas para pacientes que estejam com esses diagnósticos, conscientes ou aptos para fazer uso de medicações prescritas por algum médico, em suas próprias residências ou em alguma unidade básica de saúde.

No geral, o cidadão deve acionar o Samu em casos de traumas de grandes proporções, em situações de rebaixamento de nível de consciência, em caso de suspeita de infarto agudo do miocárdio, dispnéia súbita ou insuficiência respiratória aguda que indique necessidade de suplementação de oxigênio, suspeitas de acidente vascular cerebral ou derrame cerebral, entre outros casos configurados como graves.

Em situações de queimaduras graves, acidentes de trânsito com vítimas, intoxicação, trabalhos de parto onde haja risco de morte para o bebê ou para a mãe, casos de afogamentos, de choques elétricos, acidentes com produtos perigosos, ferimentos por armas de fogo ou branca (faca, facão) ou mesmo em casos de pacientes psiquiátricos em crise, o cidadão deve também realizar chamada telefônica gratuita para o 192. (SES)

Leia também