Aracaju, 29 de março de 2024

Case realiza evento sobre prevenção e educação em diabetes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) abriu nesta segunda-feira, 13, um evento, que será realizado também amanhã, 14, para os usuários da unidade e para a população em geral sobre a importância da prevenção e educação em diabetes. Na ação de hoje, os participantes puderam fazer a medição de glicemia e também assistir a palestras que abordaram desde cuidados com a alimentação, a aplicação e armazenamento correto das insulinas.

Segundo Paulo Roberto Andrade, coordenador do Case, a unidade tem muitos usuários diabéticos e a SES organizou o evento para levar informação a essas pessoas, reforçando os cuidados com a saúde. Para se ter uma ideia, somente no mês de outubro deste ano o Case dispensou 15.784 insulinas de caneta para os usuários cadastrados. E de janeiro a setembro deste ano, a Secretaria da Saúde, com recursos próprios, investiu mais de R$ 8 milhões na compra destes medicamentos.

“Temos uma gama de usuários diabéticos e, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, estamos nos somando a eles, levando informações para que eles tenham uma vida muito mais saudável. Durante os dois dias, os usuários e demais participantes aprenderão a como manusear corretamente a caneta da insulina e a armazenar de maneira certa o medicamento, por exemplo. Estamos muito felizes porque o secretário Almeida Lima tem investido na compra dos medicamentos e os usuários estão sendo devidamente assistidos”, conta.

E a educadora em diabetes, Sinara Guerra, que foi uma das palestrantes desta segunda-feira, falou sobre a importância da disciplina alimentar para que o diabético tenha uma vida saudável.

“Esse tipo de ação é importante para as pessoas se conscientizarem que a alimentação correta e a atividade física são fundamentais para que o diabético tenha controle da doença e uma vida saudável. Além disso, muitos usuários de insulina ainda armazenam e aplicam incorretamente o medicamento então, passaremos orientações sobre isso também. O diabetes é uma doença crônica, que tem acometido cada vez mais pessoas, mas se houver disciplina e o diabético seguir as recomendações médicas, ele pode ter uma vida normal como qualquer outra”, frisa.

Aprendizado

A aposentada Eliana Sobral, que é diabética e usuária do Case, aproveitou a ida a unidade para participar da ação. Ela conta que, com as palestras, aprendeu a como armazenar corretamente a insulina. “Aprendi que não posso guardar a insulina na porta da geladeira, como vinha fazendo. Agora, vou armazená-la da maneira correta. Adorei a ação porque precisamos estar sempre bem informados para cuidarmos melhor da saúde”, declara.

Já a dona de casa Josenilde dos Santos, não é diabética, mas fez a medição da glicemia. “Vim pegar um medicamento no Case, vi o evento e fui medir a minha glicemia. Não sou diabética, mas recebi orientações e sei que tenho que me cuidar também. Gostei muito da iniciativa”, afirma. O evento está sendo realizado no estacionamento do Case, das 8h às 12h.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também