Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

ITPS CELEBRA 20 ANOS DE CONVÊNIO COM O INMETRO

Instituto Tecnológico atua como órgão delegado do Inmetro, executando as atividades de verificação e fiscalização metrológica em todo o Estado de Sergipe

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe celebrará entre os dias 4 e 7 de dezembro, o aniversário de 20 anos do convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para celebrar a data, o ITPS promoverá o ‘Encontro Nacional Inmetro: Sergipe como potencial pólo tecnológico, científico e de inovação’, que reunirá autoridades locais e nacionais, além de especialistas, para discussões e troca de experiências sobre as atividades de verificação e fiscalização metrológica.

Durante a solenidade de abertura, o ITPS homenageará o governador Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas e o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, pelo incentivo ao desenvolvimento da metrologia em Sergipe e consequente melhoria das relações de consumo no Estado.

Haverá também o lançamento de um selo comemorativo, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com o objetivo de marcar o ano de festividades em alusão aos 20 anos do convênio ITPS/Inmetro.

O primeiro dia de atividades será encerrado com palestra do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, que trará o tema ‘Inmetro: rede nacional de padronização e validação’.  A participação é aberta ao público.

Encontro Nacional

O ‘Encontro Nacional Inmetro: Sergipe como potencial pólo tecnológico, científico e de inovação’ acontece na sede do ITPS, que fica na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, e tem o objetivo de promover interação entre órgãos delegados do Inmetro e a comunidade, por meio de discussões relacionadas à Metrologia Legal e Qualidade Industrial. A finalidade é compartilhar conhecimentos, explicando à importância das regulamentações e fiscalizações do Inmetro para a melhoria da qualidade nas relações de consumo e do atendimento à população.

Ainda no evento, os especialistas vão ressaltar a importância dos Parques Metrológicos e Laboratórios de Qualidade, além de abordar a contribuição da Metrologia Científica para o processo de padronização de medidas. Durante o encontro, as portas do ITPS estarão abertas à comunidade para que todos conheçam suas atividades e participem e das palestras.

Histórico do convênio ITPS/Inmetro

O convênio que tornou o ITPS um órgão delegado do Inmetro foi assinado em 1997, na gestão do governador Albano Franco e do então secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ivan Leite. A efetivação do convênio ampliou a execução dos serviços metrológicos em Sergipe, que antes funcionavam sob a coordenação do Estado da Bahia. Naquela época, servidores do Instituto de Pesos e Medidas da Bahia foram cedidos ao ITPS e se somaram aos servidores da casa que foram qualificados para as novas funções. A partir de então, o Estado de Sergipe, por meio do ITPS, passou a se responsabilizar pela garantia das relações de consumo dos cidadãos nos 75 municípios de Sergipe.

Atuação

Atualmente, o ITPS é órgão responsável pela execução do controle metrológico e dos requisitos da avaliação da conformidade no Estado de Sergipe, tendo como objetivo principal a proteção do consumidor e a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país.

O ITPS atua executando verificações de instrumentos (taxímetros, bombas medidoras de combustíveis, balanças, medidores de pressão arterial, medidores de velocidade, hidrômetros, etc.), perícia metrológica em produtos pré-medidos (arroz, feijão, macarrão, açúcar, dentre outros) e avaliação da conformidade para verificação do atendimento aos critérios e normas técnicas do Inmetro (material elétrico, pneus, eletrodomésticos, brinquedos, produtos têxteis, etc).

Por Verlane Estácio

Leia também