Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Conselho da Educação de Aracaju homenageia professora Maria de Lourdes

1

Esta sexta- feira, 22, teve o tom de emoção regado a histórias que relembraram trajetórias, trabalho conjunto, e, sobretudo, a defesa pela Educação.  Como reconhecimento pelos serviços e pelas experiências de êxito na área educacional, o Conselho Municipal da Educação de Aracaju (CONMEA) concedeu o título de conselheira honorária à professora Maria de Lourdes Cardoso Gouveia.

A homenagem aconteceu no auditório Antônio José Vieira, no bairro Siqueira Campos. Na ocasião, a presidente de CONMEA, Maria José Guimarães, afirmou que homenagear a professora é motivo de orgulho tamanha a sua contribuição educacional para Aracaju e Sergipe, exemplo de perseverança e dedicação. “A história da professora Maria de Lourdes se confunde com a história do Conselho Municipal da Educação do qual é fundadora. Ela presidiu o CONMEA por três mandatos e, nesse ínterim, coordenou a criação de mais 35 conselhos municipais de Educação em Sergipe. Então, é com muita emoção que concedemos essa justa homenagem a essa professora que é um exemplo de compromisso com a Educação”, revela a presidente Maria José.

A homenageada, professora Maria de Lourdes, agradeceu o reconhecimento e destaca que sua missão como educadora foi cumprida com orgulho. “O  conselho municipal foi uma grande escola onde eu aprendi muito com todos os meus colegas de trabalho. Muitas pessoas fizeram parte de minha história e deram sua contribuição com muita dedicação, lembro de todos com muita emoção e gratidão. À minha família ofereço, também, essa homenagem porque ela é o alicerce de minha vida”, oferece.

Representando a secretária municipal da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, a assessora para assuntos governamentais, Antônia Arimatéia, destacou a emoção em participar do momento, tendo em vista ver na professora Maria de Lourdes o reflexo de uma história alicerçada em luta e defesa pela Educação. “Ela lutou para que o Conselho surgisse e se estruturasse. Hoje, vemos o reconhecimento da importância dos conselhos municipais da Educação e se, hoje, o Conselho é um órgão que tem a função de regulamentar, fiscalizar e disciplinar as ações legais da rede, devemos agradecer muito à todo a trajetória de batalha da professora Maria de Lourdes”, reitera.

Ainda de acordo com Antônia Arimatéia, a professora Lourdes marcou a sua trajetória. “Esse momento é especial, também, porque a professora Maria de Lourdes é responsável por ter me trazido da escola para a estrutura da Secretaria como secretária do CONMEA  na presidência dela. Ela faz parte de minha história e estou muito emocionada em presenciar esta homenagem”, complementa.

Além de conselheiros, amigos, familiares, estiveram presentes na solenidade o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação(UNCME), Manuel Humberto Gonzaga Lima; o coordenador da UNCME, José Inácio Feitosa; presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Sergipe (Fenen/SE), José Joaquim Macedo; Rita de Cássia Santos, representando o Sindicato das Escolas Particulares de Sergipe; e o presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju(Sinsipema), Adelmo Meneses Santos, .

Nova Conselheira

Professora de biologia, Maria de Lourdes Cardoso tem uma vasta história de contribuições à Educação. Nascida em 1945. Já em 1988,  alcançou o primeiro lugar no projeto nacional da Ciranda da Ciência. O Conselho Municipal de Educação de Aracaju foi criado em 6 de dezembro de 1988, por meio da Lei nº 1430, e a professora Maria de Lourdes Cardoso Gouveia esteve como presidente desse órgão colegiado por três mandatos e um como vice- presidente.

A professora foi, também,  coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME), também por três mandatos, onde coordenou a criação de 35 Conselhos Municipais de Educação do Estado de Sergipe. Ao iniciar o seu primeiro mandato na UNCME, o Estado de Sergipe contava apenas com 19 conselhos, ao final da sua gestão, deixou implantados 54 conselhos municipais de Educação.

Foto assessoria

Leia também