Aracaju, 28 de março de 2024

CASTRAMÓVEL COMEÇA A FAZER CIRURGIAS NESTA TERÇA-FEIRA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

A partir desta terça-feira, 6, o Castramóvel (uma clínica móvel que realiza esterilização de cães e gatos machos) dará início aos procedimentos cirúrgicos. Os procedimentos terão início às 10h, em frente à Unidade de Saúde da Família Celso Daniel, no conjunto Padre Pedro (bairro Santa Maria), e atenderão os primeiros animais que já passaram pela avaliações médicas realizadas em fevereiro.

Para isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) garantiu que todos os animais estivessem vacinados, vermifugados, dentro do peso ideal e livres de doenças que pudessem comprometer alguma etapa do processo. “Essa verificação é muito importante para garantir que eles passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação”, explicou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e coordenadora da ação, Marina Sena.

Após o Santa Maria, o próximo bairro atendido será o Santos Dumont, na zona Norte. Os bairros foram selecionados pela maior densidade de cães e gatos, baseados na última campanha antirrábica, ocorrida no último mês de outubro. Em cada bairro, o Castramóvel atuará por dois meses, tempo necessário para a realização das consultas e exames pré-operatórios, regularização das vacinas e tratamento com vermicidas.

O Castramóvel

O Castramóvel é um antigo desejo que foi tomando corpo e, por meio da lei n° 4.878, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em abril de 2017, começou a galgar os passos para a sua efetivação. Agora, como uma forma de controlar a população de cães e gatos de Aracaju, o equipamento formalizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai auxiliar os moradores da capital a cuidarem da saúde dos seus bichinhos.

O veículo adaptado se deslocará para os bairros da capital, seguindo um cronograma pré-estabelecido, e a PMA, por meio dos órgãos responsáveis, informará com 30 dias de antecedência os locais de atendimento e cadastramento. Na oportunidade serão informados horário, data e local da cirurgia, onde o animal deverá comparecer com 12 horas de jejum.

Para realizar o cadastramento, o proprietário do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência. O responsável deve ter renda máxima de até um salário mínimo e meio, e poderá castrar até cinco animais, com idade entre cinco meses e oito anos. Somente cães e gatos machos receberão a esterilização.

Critérios

Para que a cirurgia seja liberada, é preciso estar atento às normas do projeto:

✔ O responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo;

✔ Cada família poderá cadastrar até cinco animais;

✔ Os cães e gatos devem ter idade entre 5 meses e 8 anos de idade;

✔ Apenas os machos serão esterilizados;

✔ Animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica;

✔ Animais de ONGs cadastradas no CCZ poderão ser castrados, conforme programação específica.

Fonte e foto Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também