Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

País à deriva

A greve dos caminhoneiros deixou claro que o Brasil está à deriva, desgovernando. Enquanto a população sofre com a falta de transporte e o desabastecimento, o ainda presidente Michel Temer (MDB) tirou o dia de ontem para flanar por aí de helicóptero. No Rio, o mordomo de filme de terror disse que o fato mais importante do dia para ele foi ter entregado alguns carros aos conselhos tutelares. Além de tudo, é um debochado! O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), deixou o país pegando fogo e foi pedir votos no Ceará. Como se não tivesse nada com a paralisação do Brasil, os governadores que falaram sobre o assunto, o fizeram para condenar uma possível redução do ICMS para os combustíveis. Como se vê, o governo é de mentirinha, a classe política está se lixando para os problemas do povo e os empresários, com raras exceções, se aproveitam da crise para aumentar os lucros, reajustando desumanamente os preços dos alimentos e produtos de primeira necessidade. Estamos no mato sem cachorro!

Sem jeton

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Rosman Pereira, desmente ter recebido dinheiro público indevido. Em nota à coluna, ele desfaz a equivocada informação de que teria embolsado um gordo jeton sem ter participado da reunião do Conselho da Engetis. “Por não ter comparecido, não assinei a ata, que envio anexo, pois não tenho esse tipo de conduta antiética e, muito menos, o Conselho da Emgetis, que presido”, esclarece. Está feito o reparo!

Porta fechada

Perde tempo quem procurar resolver, nesta sexta-feira, algum problema no judiciário sergipano. Por conta da greve dos caminhoneiros, o Tribunal de Justiça suspendeu o expediente de todas as suas unidades. Agiu certo, pois o movimento grevista impede o acesso de servidores e partes processuais aos fóruns.

Saúde falida

Médico por formação, o senador Eduardo Amorim (PSDB) denuncia que “o caos tomou conta da saúde pública em Sergipe”. Segundo ele, os hospitais suspendem cirurgias cardíacas e, com salários atrasados, servidores terceirizados cruzam os braços. Amorim diz, ainda, que o governo não tem gestão nem conhecimento técnico da área. Misericórdia!

Greve justa

O vereador aracajuano Jason Neto (PDT) aplaudiu a greve dos caminhoneiros: “Já deveriam ter parado o Brasil há mais tempo”, discursou. O pedetista também disse que o governo Temer só trouxe prejuízos para a população. Filho de um ex-caminhoneiro, Jason pediu apoio dos brasileiros à greve contra os abusivos reajustes dos preços do óleo diesel. Certíssimo!

Olhos bem abertos

Rogério Carvalho (PT) reagiu a um possível apoio do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), à candidatura de André Moura (PSC) ao Senado. “Se acham que não estou vendo o que está acontecendo, estão muito enganados”, disse, para concluir: “Isso fará o PT repensar as alianças”. E como fica a vice-prefeita Eliane Aquino (PT) nisso tudo? Rogério diz não ter procuração para defendê-la, porém garante que a vice “estará onde o PT estiver”. Marminino!

Ó com copo

Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado. Segundo dados do Movimento Todos pela Educação, o índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Somente 3,6% têm aprendizado adequado. Ou seja 96,4% não aprendem o esperado na sala de aula. Cruz credo!

Fora de tempo

Com Alzheimer há três anos, o ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), deve ser submetido a exames para comprovar a doença. Pelo menos é o que pediu à Justiça Cristiano Cabral, advogado do demista. O causídico quer provar a demência do cliente para pedir a suspensão do processo que apura a contratação de servidores fantasmas pela administração de Alves Filho. A revelação do advogado atesta que Aracaju foi governada por uma pessoa com elevado grau de insanidade mental. Crendeuspai!

Limpando a área

Aliados dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos – ambos do PRB – estão com os dias contados no governo de Sergipe. Ontem, o também pastor Mardoqueu Bodano foi exonerado do cargo comissionado que tinha na Secretaria da Casa Civil. A ordem no governo é que só serão mantidos nos CC’s os filiados do PRB que não acompanharam os dois pastores para a oposição. Danou-se!

Na terrinha

Em quem está em Aracaju é Sérgio Leitão, ministro da Cultura. Veio anunciar a liberação de recursos federais para custear os festejos juninos de Aracaju e algumas cidades interioranas. Antes de ir embora, Leitão visitará as igrejas católicas de Laranjeiras e o santuário de Divina Pastora.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 21 de dezembro de 1923.

Resumo dos Jornais

Leia também