Aracaju, 29 de março de 2024

Dois palanques

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com um pé no governo e outro na oposição, o PRB deve montar dois palanques na campanha eleitoral que se avizinha. Num deles, os pastores Heleno Silva e Jony Marcos receberão os pré-candidatos a governador e a senador, respectivamente, Eduardo Amorim (PSDB) e André Moura (PSC). No outro, o deputado estadual Jairo de Glória e o ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, estendem o tapete vermelho para governador Belivaldo Chagas (PSD) e candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB). À boca miúda, André Moura tem dito que não interessa ao seu grupo político um PRB rachado ao meio. Na prática, essa recusa não se concretizará. A não ser que a oposição se ache tão forte, a ponto de abandonar aliados em plena campanha eleitoral. Experientes, Eduardo Amorim e André Moura sabem que em política não se recusa apoio e muito menos se exige identidade de votos.

Brutalidade

A Polícia sergipana está à procura do criminoso que assassinou ontem, a sargento Eliana Costa da Silva. Ela foi morta com um tiro na cabeça ao reagir a um assalto na zona sul de Aracaju. Casada e mãe de dois filhos, a militar trabalhava na Assembleia Legislativa, onde o corpo está sendo velado. O sepultamento da sargento Eliana Costa vai acontecer às 16h desta sexta-feira, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. Descanse em paz!

 Lorota boa

 Circula nas redes sociais o trecho de um discurso do deputado federal André Moura (PSC), rasgando elogios ao ainda presidente Michel Temer (MDB). O parlamentar sergipano jura ser este “o governo que pensa nas gerações futuras mas, acima de tudo, o governo de um homem que tem o espírito dos grandes estadistas, como Michel Temer”. E André finaliza dizendo que “este é um governo responsável, que não compra o voto de ninguém”. Ah, bom!

 Vigarice eleitoral

 É forte o movimento de vários setores da sociedade contra os ladrões de consciência, aqueles políticos que enxergam o eleitor como gado preso no curral e pronto para ser encabrestado e vendido. É papel de todo cidadão ajudar a inibir as ações dos maus políticos, que pensam ser a eleição um trampolim para o enriquecimento ilícito. Ao povo, cabe denunciar os vigaristas eleitorais, pois vender o voto é perder a cidadania. Crendeuspai!

 Pra ser político

 Ser enganador, mentir

Enrolar, ser trambiqueiro

Gostar de fazer promessa

Não pagar, ser trapaceiro

Eis os requisitos básicos

Do político brasileiro.

A definição acima está no bem acabado cordel ‘Perfil do Político Brasileiro’ do poeta paraibano Vernaci Santos do Nascimento.

 Agora vai!

 A Secretaria da Fazenda de Sergipe vai apertar o cerco aos contrabandistas. Nesse sentido, firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal para ter acesso ao Sistema Policial Indicativo de Abordagem. Esta ferramenta da PRF permite integração de dados; elaboração conjunta de uma política de segurança e de fiscalização; e possibilidade de monitoramento eletrônico de cargas. Legal!

CPI do lixo

Relator da CPI do Lixo, o vereador aracajuano Manoel Marcos (PSDB) garante que não terá qualquer problema em pedir a punição de quem quer que seja. Entrevistado pelo portal Só Sergipe, o tucano afirma que, em nenhum momento, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) tentou atrapalhar o andamento da CPI.

Fake news

Não é verdade que a Lei da meia-passagem nos ônibus aos domingos e feriados entrará em vigor depois de amanhã. O desmentido é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju. A entidade nega que tenha participado de uma reunião com os vereadores “seo” Marcos (PHS) e Isaac Silveira (PCdoB) para tratar sobre o assunto. A polêmica Lei da meia-passagem foi vetada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Então, tá!

Abra o olho

 A cada 15,9 segundos ocorre uma tentativa de fraude através do roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios. Segundo o Indicador Serasa Experian, entre as tentativas de golpe, a principal é a emissão de cartões de crédito obtidos com identificação falsa ou roubada. A telefonia foi responsável por 42,3% do total de tentativas de fraude.

Interinidade

O desembargador Cezário Siqueira Neto vai governar Sergipe por quatro dias. Ele substituirá o titular Belivaldo Chagas (PSD), que vai a São Paulo se submeter a exames médicos. Substituto natural de Chagas, o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (MDB), não pode assumir a chefia do Executivo por ser candidato à reeleição. A posse do governante interino está marcada para às 15h, no Palácio dos Despachos. Prestigie!

Já é São João

Como dizem as amigas colunistas sociais, a classe política de A a Z prestigiou a festa de abertura dos festejos juninos em Areia Branca e do São Pedro, em Capela. Muitos pré-candidatos acertaram o passo do forró para não dançarem feio nas eleições deste ano. Com a campanha eleitoral ali na esquina, os políticos vão aproveitar o mês de junho para ariar a fivela nos animados forrobodós montados em Aracaju e no interior sergipano. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 24 de março de 1933.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também