Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Sergipe é terra de ninguém

Sergipe se transformou numa terra de ninguém, onde se mata por qualquer ou nenhum motivo. Mais uma vez, o estado conquistou o lastimável 1º lugar no Brasil em mortes violentas. Segundo o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aqui ocorrem 64,7 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, o dobro registrado no país: 30,3 mortes. Incapaz de mudar este terrível quadro, o governo estadual vive a brigar com as pesquisas, negar os números. A visível incapacidade da Polícia em conter a crescente violência só faz aumentar a ousadia dos criminosos, que assaltam, estupram e matam à luz do dia e no meio da rua. A situação é tão grave que alguns policiais evitam dormir nas delegacias do interior com medo de serem atacados na calada da noite. Ora, se nem a Polícia está segura, imagine a indefesa população. Resta saber até quando o governo estadual vai insistir com esta falida política de segurança pública.

Vai pra briga

O deputado federal Valadares Filho (PSB) pretende oficializar sua pré-candidatura ao governo na próxima sexta-feira. Será durante reunião dos pessebistas, marcada para a sede do partido, em Aracaju: “O eleitor busca alguém com passado limpo, vontade política e credibilidade para construir uma nova alternativa para Sergipe e nós estamos prontos para este grande desafio”, discursa Vavazinho. Então, tá!

Comunicação de luto

Morreu ontem, vítima de enfarto, o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, José Alvannilson Santana. O corpo do comunicador está sendo velado em Itabaiana, devendo o sepultamento ocorrer às 16 horas de hoje, no Cemitério Santo Antônio e Almas.  Alvannilson foi eleito presidente do sindicato em abril do ano passado, com 68% dos votos da categoria. Descanse em paz!

Comigo não, violão

E a classe política foge do ainda presidente Michel Temer (MDB) assim como o diabo foge da cruz. Bastou o vereador Elber Batalha (PSB) dizer que o senador Eduardo Amorim (PSDB) tem o apoio do temerário, para o tucano se apressar em desmenti-lo, lembrando ser partidário do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). Aliás, o único político em Sergipe que assume ser aliado do mordomo de filme de terror é o deputado federal André Moura (PSC). Crendeuspai!

Mistureba

 Jesus nasceu em Belém

conseguiu sair dali

passou por Tamadaí

por Guarabira também

Nessa viagem de trem

foi parar num entroncamento

Não encontrando aposento

dormiu na casa de um cabo

jantou cuscuz com quiabo

diz o Novo Testamento.

Os versos acima são do repentista Zé Limeira, o poeta do absurdo.

Agora vai

Só agora, faltando sete meses para acabar, o governo de Sergipe resolveu enfrentar os ousados contrabandistas. Para tanto, criou o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos visando tratar das dívidas de tributos contra a ordem fiscal. Com a promessa de caçar sonegadores à unha, o comitê de nome extenso é composto pelo próprio governo, Procuradoria Geral da República, Tribunal de Justiça e Ministério Público.

Lero lero

Lembra daquele alvoroço feito a semana passada, em torno da ordem de serviço para execução do projeto básico do Canal do Xingó? Foi tudo conversa mole pra boi dormir. Segundo o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), para subsidiar o óleo diesel, este governo temerário cancelou os R$ 20 milhões destinados ao início das obras do referido canal. E olhe que anteriormente, outros R$ 80 milhões para a mesma obra já tinham ido para o beleléu. Marminino!

Longe do governo

Liderada em Sergipe pela deputada estadual Ana Lúcia (PT), a tendência Articulação de Esquerda quer distância do governo estadual. Mais de 1,2 mil petistas assinaram um manifesto defendendo que o partido lance candidato próprio ao governo. Aliás, a galera já tem até nome para enfrentar o governador Belivaldo Chagas (PSB) nas urnas: professor Dudu. Resta saber o que o presidente do PT, Rogério Carvalho pensa de tudo isso. Homem, vôte!

Desigualdade

 O percentual de crianças negras de 7 a 14 anos que estão mais de dois anos atrasadas na escola é o dobro do registrado entre as brancas. Enquanto 16,7% dos alunos negros estão nessa situação, entre os brancos o índice é apenas 8%. Os dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade reforçam a tese de que as desigualdades entre negros e brancos se repetem no ambiente escolar. Coisas do Brasil!

Carapuça

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) discorda do político que sugere olhar pra frente, esquecer o passado. Segundo o passedista, tem pré-candidatos por aí pedindo ao eleitor pra esquecer que eles votaram a favor do impeachment de Dilma (PT), aprovaram a famigerada reforma trabalhista e a terceirização, além de terem votado pra salvar o mandato de Temer. Misericórdia!

Greve justa

Embora cause transtornos à população carente, é justíssima a greve dos médicos da Prefeitura de Aracaju. Eles querem apenas que os salários sejam reajustados, pois a data base da categoria é abril e já estamos em junho. Em vez de negociar com os médicos, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) preferiu pedir à Justiça para decretar a ilegalidade da paralisação. Aqui pra nós, não se faz mais comunista como antigamente. Desconjuro!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 5 de dezembro de 1896

Resumo dos Jornais

Leia também