Aracaju, 22 de setembro de 2021

Fim de linha

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal Federal, acabou com o sonho de reeleição de sete parlamentares sergipanos. Em seu parecer, o magistrado reconheceu que, em 2014, eles fizeram uso indevido das verbas de subvenção da Assembleia. Diante disso, Fux manteve as cassações dos deputados federais João Daniel (PT) e Adelson Barreto (PTB), além dos estaduais Venâncio Fonseca (PSC), Augusto Bezerra (PHS), Capitão Samuel (PSL), Gustinho Ribeiro (SD) e Zezinho Guimarães (MDB). Também tiveram os direitos políticos cassados os ex-deputados Mundinho da Comase (PSL) e Zeca da Silva (PSC). O pedido de vista feito pelo ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto impediu o fim do julgamento na noite de ontem. No TSE, contudo, é dado como certo que o parecer de Luiz Fux será acatado pela maioria dos ministros, deixando os sete parlamentares impedidos de disputar as eleições de outubro por serem fichas sujas juramentados. Misericórdia!

Aliança sem cor

A chapa governista para o Senado está definidíssima. Pelo menos é o que garante o ex-governador Jackson Barreto (MDB): “Não tem aliança branca, nem preta, nem roxa nem de cor nenhuma com o deputado André Moura”. Segundo JB, no time do governo a chapa para o Senado será composta por ele e pelo petista Rogério Carvalho. Então, tá!

Defesa do rio

A degradação do Rio São Francisco preocupa a senadora Maria do Carmo Alves (DEM). Segundo a parlamentar sergipana, o “Velho Chico” está condenado à morte, pois o projeto de revitalização é “tímido e insuficiente para conter a quantidade de impactos ambientais negativos que o rio sofre em todo seu percurso”. É vero!

Troca de mãos

O governador Belivaldo Chagas (PSD) empossará, segunda-feira próxima, o advogado Gilvan Dias na presidência da Adema. Ele vai substituir o também advogado Francisco Dantas, exonerado com a ida para a oposição do PRB dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos. Gilvan foi indicado para o cargo pelo pastor Virgínio Carvalho (DEM), que vem a ser segundo suplente da senadora demista Maria do Carmo Alves. A posse de Gilvan chancela o apoio da Igreja Assembleia de Deus à reeleição de Belivaldo. Crendeuspai!

Deputado desmentido

E a Secretaria da Fazenda garante que o deputado estadual Georgeo Passos (Rede) mente ao dizer que o governo não está fazendo o repasse do ICMS aos municípios sergipanos. Segundo a Sefaz, somente em abril último foram repassados às prefeituras R$ 68,2 milhões, além de R$ 3,8 milhões a título de compensação de períodos anteriores. A Secretaria ainda sugere que o deputado reconheça “seu equívoco e peça desculpas à sociedade sergipana”. Homem, vôte!

Sem espaço

E quem anda tiririca com a imprensa sergipana é o pré-candidato a governador João Tarantella (PSL). Ele se acha discriminado pelos jornalistas: “Há preconceitos e usam isso para me boicotarem”, reclama. Segundo João, este tratamento diferenciado ficou evidente na visita que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) fez a Aracaju: “Ele também quer falar, expor suas propostas, mas não há espaços na mídia”. Homem, será?

Atuação reconhecida

O governador Belivaldo Chagas (PSD) elogiou a seriedade com que o Tribunal Regional Eleitoral tem atuado “para que aconteçam eleições tranquilas e sem nenhuma dúvida em relação aos resultados”. No entendimento do líder pessedista, a correta atuação do TRE é importante “para uma democracia que elege, a cada dois anos, seus representantes”.

Cadê a grana?

A Secretaria estadual da Educação e o Detran podem ficar desprotegidos nos próximos dias. Segundo o deputado estadual Moritos Matos (Rede), as empresas de vigilância estão há quatro meses sem receber pelos serviços prestados ao estado. O parlamentar informou que os órgãos públicos, particularmente a Educação e o Detran, podem ficar sem vigilantes a partir do próximo dia 20. Danou-se!

Dados incompletos

A direção do Hospital de Cirurgia deve retornar à Câmara de Aracaju para depor na CPI da Saúde. Pelo menos é o que pretende a vereadora Kitty Lima (Rede). De acordo com ela, as informações passadas aos vereadores pelos dirigentes do Cirurgia foram insatisfatórias. “Eles nos deram apenas informações superficiais. Falaram muito em porcentagem e esqueceram de apresentar números, dados concretos”. Aff Maria!

Noite de autógrafos

O médico José Aderval Aragão lança, sexta próxima, o livro “José Carlos Prates: a anatomia de uma vida dedicada à medicina”. Será a partir das 19h, no auditório da Reitoria da Universidade Tiradentes, em Aracaju. O livro conta a biografia do médico paulista José Carlos Prates, cirurgião geral que se apaixonou pela Anatomia e, aos 85 anos, é reverenciado no Brasil e no exterior. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado na Folha da Manhã, em 15 de outubro de 1938.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Vitória das Mulheres! Linda Brasil aprova seu primeiro PL e machismo será discutido nas escolas
CONIVALES celebra quatro anos de fundação levando serviços de saúde a 43 municípios sergipanos
Adepol emite nota após tentativa de homicídio contra delegado
Polícia Civil divulga imagens de suspeito de feminicídio em Maruim