Aracaju, 16 de abril de 2024

Por que a Justiça solta?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O bordão do senso comum “a Polícia prende, mas a Justiça solta” é cada vez mais usado para justificar a crescente violência. Quem pensa assim, também defende que “bandido bom é bandido morto”, prega a redução da maioridade penal e até a prisão perpétua. Diferente do que muitos acreditam, as causas da assustadora criminalidade não estão simplesmente na liberdade provisória de um acusado. Em recente artigo, a educadora Izabel Sadalla Grispino concluiu que a violência nasce nos becos escuros das favelas, na urbanização desenfreada e desordenada. Mas por que a Justiça solta quem a Polícia prende? Conforme o juiz de Direito Gerivaldo Neiva, há casos em que o delegado arbitra a fiança e libera o preso ou o Ministério Público não ver necessidade da prisão preventiva proposta pela autoridade policial. E o magistrado baiano conclui: “Não é a Justiça que solta, mas é o preso que tem o direito de responder em liberdade e o papel do juiz é, simplesmente, garantir este direito”. Ademais, amontoar seres humanos em superlotadas penitenciárias – verdadeiras masmorras – não recupera o criminoso, nem reduz a violência.

Pernas pro ar

Quem precisa resolver alguma coisa nas repartições estaduais devem se apressar, pois sexta-feira será ponto facultativo. O “feriadão” visa permitir que os servidores dancem pra valer nos forrobodós da quinta-feira, véspera de São Pedro. Você tá nessa?

Festa proibida

A Justiça proibiu a realização dos shows musicais durante o tradicional São Pedro de Capela. A proibição ocorreu porque a prefeitura capelense atrasou a folha salarial dos servidores e não fez investimentos em infraestrutura e educação. A prefeita Silvany Sukita (PTR) recorreu contra a decisão da juíza Andréa Caldas Lisa. Segundo ela, a festa vai acontecer. Aguardemos, portanto!

Cabidão de empregos

O governo de Sergipe insiste em alegar não ter recursos para pagar em dia os salários dos servidores. Estes, porém, acham a alegação oficial uma meia verdade, pois enquanto reclama da falta de dinheiro, o Executivo mantém um grande número de cargos comissionados. Levantamento feito pelo IBGE mostra que o governo sergipano possui quase 3 mil cargos em comissão, número superior a Alagoas, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Misericórdia!

Na Voz do Brasil

Aracaju ganhou um generoso espaço, ontem, no noticiário Voz do Brasil. O secretário municipal de comunicação, jornalista Luciano Correia, convidou os brasileiros para os festejos juninos da capital sergipana, que prosseguem até o final desta semana no Forró Caju e arraiais instalados na periferia. Legal!

Sexo juvenil

Meninos entre 13 e 15 anos iniciam a vida sexual mais cedo que as meninas na mesma faixa etária. Na maioria das vezes, tanto eles quanto elas não abrem mão do preservativo. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar mostra que 28,7% dos estudantes na faixa de idade entre 13 e 15 anos já tiveram relação sexual. Do total de meninos entrevistados, 40,1% já passaram pela experiência, sendo que entre as meninas 18,2% disseram que sim. Marminino!

É pra valer

O Patriota lança hoje, a pré-candidatura ao Senado da vereadora aracajuana Emília Corrêa. No mesmo evento serão anunciados os pré-candidatos a deputados estaduais e federais. Segundo João Nascimento, presidente do partido em Sergipe, todos os pré-candidatos são fichas limpas e estão dispostos a contribuir com Sergipe. Então, tá!

Prioridade do PSB

E Valadares Filho está sorrindo de orelha a orelha porque o PSB considerou prioritária a pré-candidatura dele ao governo de Sergipe. A boa notícia foi dada, ontem, durante reunião da executiva nacional do partido. Entusiasmado, Vavazinho promete ampliar os entendimentos em torno das alianças com outros partidos.

Tapa na macaca

A repercussão negativa motivou o Senado a deletar de sua página oficial no Facebook uma publicação sobre os possíveis malefícios da maconha. Criticada por especialistas e internautas, a mensagem alegava que o uso da Cannabis sativa pode levar à morte imediata, entre outros possíveis efeitos controversos. Em nota, o Senado disse as informações foram produzidas a partir de material da Academia Nacional da Polícia Federal. Homem, vôte!

Ensinando a falar

O poder da oratória é o nome da capacitação a ser ministrada pelo jornalista Ricardo Marques e o professor Anderson Gois. Será no próximo dia 8, das 8h às 21h, no Hotel Quality, em Aracaju. Segundo Marques, o treinamento é uma imersão com muitas técnicas, conceitos e ferramentas para impulsionar a comunicação. As inscrições podem ser feitas através do site www.eventbrite.com.br por R$ 167. Participe!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano a Tribuna, em 2 de junho de 1931.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também