Aracaju, 28 de março de 2024

Aracaju adere à rede Urban95, voltada para ações de proteção à primeira infância

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Aracaju passa a compor, a partir desta terça-feira, 7, a primeira rede brasileira Urban95, iniciativa que reúne cidades de todo o país em prol do objetivo comum de fortalecer, incrementar e desenvolver programas e políticas para a primeira infância no país. A parceria foi firmada através de um encontro virtual, que contou com a presença de vários gestores municipais, entre eles o prefeito Edvaldo Nogueira que possui como marcas da sua administração o investimento na construção de creches e escolas e o fortalecimento da assistência em saúde para as crianças.

A rede Urban95 é uma ação conjunta da Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis. O projeto tem como propósito unir a experiência das duas instituições para expandir o compromisso das cidades com o desenvolvimento urbano sustentável com foco na primeira infância. Além das cidades de São Paulo, Recife e Boa Vista, que já contam com parcerias com a fundação em prol dos avanços da agenda pela primeira infância, outros 11 municípios passam a compor a rede: Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR).

Para Edvaldo, a adesão de Aracaju à rede Urban95 é como “plantar uma semente de esperança”. “Temos trabalhado de maneira efetiva na melhoria da vida dos aracajuanos em todas as suas faixas etárias, tendo a primeira infância como uma de nossas prioridades. De modo que integrar esta rede significa uma semente de esperança. O projeto se iniciou com três cidades e agora passa a contar com mais 11 municípios. Que esta ideia possa crescer e conquistar o Brasil, para que toda criança, desde o seu nascimento, tenha acesso a um atendimento pleno e de qualidade. Não só creche e alimentação. Mas também pensar no transporte, com rede de saúde, áreas de lazer, entre outros pontos. Priorizar a criança é falar de futuro, de transformação e de esperança”, declarou.

O projeto

O projeto apoiará os municípios na realização de um diagnóstico detalhado sobre a experiência e acesso de crianças e bebês às cidades, oferecendo dados que poderão embasar a construção de políticas públicas mais acertadas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.  A Urban95 oferecerá apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade com foco em crianças pequenas e seus cuidadores e uma consultoria para o aprimoramento de políticas e programas oferecidos por especialistas na área.

Com o objetivo final de construir espaços públicos seguros, inspiradores e democráticos nas cidades, o projeto pretende ainda apoiar a implementação e monitoramento de Planos Municipais pela Primeira Infância, mecanismos que garantam a contínua priorização da agenda para a primeira infância pelos gestores públicos.

A representante da Fundação Bernard Vanleer, Cláudia Freitas Vidigal, se disse muito feliz com a parceria firmada com os municípios que passam a integrar a rede Urban95. Ela lembrou que Aracaju já é uma parceira da fundação através de um projeto desenvolvido junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento.

Participaram do lançamento da rede os prefeitos Roberto Cláudio (Fortaleza/CE), Teresa Surita (Boa Vista/RR), Raquel Lira (Caruaru/PE), Paula Mascarenhas (Pelotas/RS), Luíz Fernando Machado (Jundiaí/SP), José Ailton (Crato/CE), Haroldo Fernandes (Ubiratã/PR) e Fernanda Hassem (Brasiléia/AC), além do vice-prefeito de Campinas (SP), Henrique Teixeira.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também