Aracaju, 29 de março de 2024

IPTI é finalista em prêmio para empreendedores sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Instituição sergipana tem a parceria do Governo do Estado, por meio da Sedetec

O Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) é um dos finalistas do Visionaris 2020, prêmio organizado pelo banco suíço UBS que visa contemplar empreendedores sociais de destaque atuantes em todo o Brasil. Entre mais de 130 inscritos nesta edição, a instituição sergipana foi selecionada entre 10 semifinalistas e agora disputa com outras três instituições o prêmio final de 25 mil dólares, que deverá ser usado no desenvolvimento de novos projetos. O IPTI é uma instituição sem fins lucrativos, que tem a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Tendo conquistado a posição de finalista, o IPTI já garantiu um prêmio no valor de 5 mil dólares, que também deverá ser revertido em benefício dos projetos do instituto. A nova etapa da seleção inclui a apresentação dos projetos a um comitê responsável pela definição do vencedor. O anúncio final está previsto para o mês de novembro, ainda sem data divulgada.

O edital do prêmio Visionaris determina que a submissão das candidaturas seja feita em nome dos representantes das entidades. O cofundador do IPTI, Saulo Barretto, é quem representa a instituição nesta edição. Para ele, a parte mais importante da premiação é o reconhecimento do trabalho e do modelo de desenvolvimento humano que o instituto vem implementando e aperfeiçoando há 10 anos com a comunidade de Santa Luzia do Itanhy.

“É um prêmio que nos traz o título de visionário, organizado por uma instituição financeira de alto nível. Isso é muito importante para nossa reputação internacionalmente e pode nos trazer visibilidade e novas parcerias. É um grande reconhecimento”, afirma Saulo, lembrando que o IPTI já se candidatou à premiação em outras oportunidades.

Premiação

O processo de seleção dos finalistas ao “Visionaris – Prêmio UBS ao Empreendedor Social” inclui a submissão de formulários, um vídeo de apresentação e uma entrevista. Os candidatos são avaliados com base no impacto social alcançado pela organização, pelo desafio de mudança enfrentado, pela justificativa do modelo de projeto escolhido e pelo detalhamento das informações relacionadas ao projeto.

O propósito da premiação é oferecer reconhecimento e suporte para agentes e organizações que tenham criado um modelo de êxito em se tratando de impactos sociais e que tenham colocado em prática mecanismos que permitam a criação constante de soluções inovadoras para os problemas sociais. Além do UBS, a organização internacional Ashoka copatrocina o prêmio Visionaris.

Fonte e foto ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também