Aracaju, 28 de julho de 2021

Jornada de Planejamento Pedagógico da Semed tem apoio da Unit

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A 2ª Jornada de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve início no último dia 10 e segue com programação até o final do mês, graças ao apoio tecnológico da Universidade Tiradentes (Unit) com a disponibilização do Webex Meet. Neste primeiro encontro, participaram 270 professores de Aracaju.

A formação continuada do professor sempre foi imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem. Diante do cenário tão volátil e de incertezas causado pela pandemia, o papel da universidade de contribuir com a sociedade é ainda mais forte. “A rede pública normalmente não dispõe de aparato tecnológico e tem dificuldade de seguir com formação continuada de seus professores, ainda mais agora na pandemia. Por isso, buscamos apoio na Unit, que tem essa força tecnológica, e foi prontamente receptiva ao nosso projeto. Afinal, a Educação é uma das maiores riquezas e poder contribuir no processo educativo de outras pessoas é fantástico”, relata a professora de Educação Física da Unit e servidora da Semed de Aracaju, Nubia Lira.

Para apresentar uma análise e proporcionar discussão sobre a importância de manter o vínculo afetivo e como o professor pode cativar as crianças diante do isolamento social, a pesquisadora Tacyana Ramos ministrou uma das palestras mais aguardadas. Com o tema “ Educação Infantil em Tempos de Distanciamento Físico’, a doutora apresentou alguns aspectos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular.

“Trago elementos acumulados historicamente que vem de uma produção científica efervescente, afinal, a educação infantil no Brasil vem avançando nas discussões. Porém, há uma dificuldade em relação a bibliografia. Há muitos livros estrangeiros, que são caros e os fundamentos são importadas do modelo europeu, mas obras brasileiras são poucas. Estas que dariam acesso ao professor entender alguns dos pressupostos. É um esforço para acompanhar na educação continuada e se aproximar a esses consensos acumulados historicamente, não somente na perspectiva de legislação”, acredita Tacyana Ramos.

Em sua fala, a pesquisadora questiona “o que é uma educação infantil verdadeira?” e em seguida afirma que “é preciso levar em conta a perspectiva das crianças, pois constroem hipóteses sobre as perspectivas do mundo. Quando a criança aprende a falar, aprende a se desenvolver o autônomo, começa a perceber que existem regras, há aspectos culturais e sociais. O papel do professor, portanto, é uma complementação à ação da família e da comunidade. É um direito das crianças ter ação integrada a formação educacional’, afirma.

Mas e como fica a educação na pandemia, em casa? Segundo Tacyana, o ambiente pedagógico inclui condições materiais que vão desde a cadeira e quadro até banheiro e toalha. Porém, inclui também uma dimensão relacional interativa e isso tudo acontece de acordo com a perspectiva curricular que tem a ver com crenças, conhecimento e vivência desse professor inserido no ambiente pedagógico. Independente das paredes e materialidade, esse ambiente social de aprendizagens acontece toda vez que existem construções, interações e vontade de aprender”, explica a palestrante Tacyana Ramos.

O desafio do momento é manter o vínculo com alunos, e para vencê-lo, é preciso técnica e qualificação. “Fico muito feliz que a rede municipal de ensino tem profissionais tão qualificados e capacitados! Somos muito gratos pela Unit ter atendido nosso pedido para a qualificação de um número tão grande de pessoas ao mesmo tempo. Agradeço em nome da Secretaria Municipal de Educação”, diz o diretor do Departamento de Educação Básica de Aracaju, professor Manuel Alves do Prado Neto.

Programação

Ainda no dia 10, a arte educadora Luana Domingues realizou um trabalho de musicalização, incluindo cantigas. “Ela trouxe a cultura e a simplicidade da vida familiar como forma de reconexão do ser humano com sua identidade como forma de acolhimento de professores que estão tão preocupados com o retorno às escolas”, conta professora Núbia Lira.

Já o psicólogo Marcelo Barreto tratou de aspectos que contribuem pela busca da tranquilidade consigo mesmo, em combate a ansiedade. Autocuidado foi uma das alternativas levantadas por ele de como chegar à calmaria.

Jornada de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil

As próximas atividades serão nos dias 17, 24 e 31 de julho, sempre das 14 às 18h, via Webex Meet. A ideia é que a Jornada de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil alcance 600 professores da rede pública e convidados.

Confira programação completa: https://portal.unit.br/wp-content/uploads/2020/07/UNIT_EVENTO_SEMED_PROGRAMAC%CC%A7A%CC%83O_revisado_08.07.20_FINAL-1-1.pdf

Assessoria de Imprensa

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