Aracaju, 22 de setembro de 2021

Vacinação antirrábica de cães e gatos começa em São Cristóvão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A campanha de vacinação antirrábica 2020, começou no último dia 16 no município de São Cristóvão e tem realizado ações de vacinação em diversos pontos do centro histórico e da Grande Rosa Elze. São vários postos de atendimento que visam atender à população e seus animais sempre de 8h às 17h em dias e locais pré-definidos.

Segundo Elis Correia, coordenadora de saúde ambiental, o município não tem casos registrados de raiva e pretende continuar com esse índice zero. “Para isso é importante que toda a população vacine seus animais, sejam cães ou gatos. Estamos distribuídos em todo o território da Grande Roza Elze e Centro Histórico e durante todo o mês estaremos percorrendo também a zona rural, de porta em porta”, enfatiza Elis.

O agente de endemias Wanderley Gomes afirma que a campanha irá fazer com que os animais fiquem protegidos contra a raiva e lembra que ainda existem muitos animais soltos nas ruas. “Caso ocorra um acidente de um cão morder alguém, se o animal estiver vacinado, é menos uma preocupação. Chegando ao local de vacinação, o responsável deve segurar o animal com muito cuidado para aplicarmos a injeção de maneira tranquila”, afirmou ele.

A coordenadora Elis Correia ressalta que o dono do animal deve ter segurança de controlá-lo na hora da vacina. “Se o animal for agressivo, deve ser colocada uma funcinheira e se for gato, colocar em uma caixinha. O dono deve ter segurança de que quando ele chegar ao local de vacinação, a equipe de agentes vai realmente poder vacinar, pois o dono é responsável por controlar e deixar o animal tranquilo”, conclui.

Cães e gatos não devem ser vacinados se tiverem menos de três meses de idade, se estiverem no cio, gestante ou amamentando. Nesses casos, o proprietário do animal deverá entrar em contato com a vigilância em saúde, através do número (79) 3045-4916, logo que passadas essas situações para proceder a vacinação do animal.

A raiva é uma doença incurável e fatal nos animais e que pode ser transmitida aos humanos pela saliva dos animais infectados, sejam eles gatos ou cachorros. Como ainda não existe tratamento, a vacinação ainda é o meio mais eficiente para prevenção da doença. A programação dos postos de vacina de São Cristóvão prevê ações durante todo o mês de outubro e início de novembro.

Confira os locais para vacinação do seu animal em São Cristóvão:

16 e 17 de outubro: Alto Divineia ao lado da Unidade de Saúde, Bica dos Pintos e Creche do Alto Santo Antônio.

23 e 24 de outubro: Fábrica, Apicum e Romualdo Prado em frente à antiga SEINFRA.

30 e 31 de outubro: Alto da Colina, Campo do Loteamento Lauro Rocha e outro ponto na parte Alta do loteamento.

06 e 07 de novembro: Praça matriz, Praça João Ferreira dos Reis e Bar Cural.

GRANDE ROSA ELZE

16 e 17 de outubro: Pracinha do Rosa Elze, Conjunto Maria do Carmo e Jardim Universitário.

23 e 24 de outubro: CEAC do Eduardo Gomes, Ponto de lotação do Eduardo Gomes e Praça da igreja católica no Eduardo Gomes.

30 e 31 de outubro: FETASE no Rosa Maria e em frente ao Frangaço no Rosa Maria e na praça central do Luiz Alves.

06 e 07 de novembro: Associação do Tijuquinha, Campinho do Tijuquinha II e Associação de moradores do Madre Paulina.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

PC divulga identificação do autor dos disparos contra delegado Marcelo Hercos
EdTechs, o presente da educação, escreve Joaldo Diniz
Mimi do Acordeon e Douglas Gavião no primeiro Forró no Parque
Após 11 dias de greve, Maruim continua sem prazo de pagamento