Aracaju, 4 de agosto de 2021

Como ter um envelhecimento ativo e saudável; Pesquisadores reforçaram a importância do esporte

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Envelhecer de forma ativa e saudável. O tema, cada vez mais atual diante da expectativa de vida longa, norteia pesquisa científica de professores da área de Educação Física e de Saúde. A quinta edição dos Seminários Internacionais Virtuais sobre Internacionalização, Ciência e Inovação (SIVICI) abordou a questão com os professores Nuno Batalha, Rodrigo Vargas, Joaquim Borba e Moisés Rosa. O evento foi transmitido pelo youtube da Universidade Tiradentes.

Professor da Universidade de Evora, em Portugal e doutor em Ciências do Desporto, Nuno Batalha iniciou explicando que o envelhecimento da população de Portugal despertou a pesquisa, haja vista o crescimento de números de idoso de 9,7%, em 1970, para 20,3%, em 2014.

“Com o envelhecimento, que e um processo biológico, temos um declínio motor e de funções executivas. Temos também a diminuição da densidade óssea e o aumento da massa corporal, o que contribuem para o risco de queda. Os resultados das pesquisas, com programas multimodais, foram efetivos na redução de queda. Os idosos melhoraram a ação e a percepção, o que leva a melhoria de quedas. Houve também melhorias na funcionalidade cognitiva”, relatou.

Os pesquisadores reforçaram a importância do esporte e da prática regular de atividade física para um envelhecimento ativo.

LABIMH

Idealizado pelo professor Estélio Henrique Martins Dantas, do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes, o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) surgiu há 25 anos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, formou 130 mestres, 52 doutores e oito pós-doutores.

Assista  a Live https://www.unit.br/lives

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Pablo Sanábio chora ao lembrar da chegada da filha durante gravação de ‘Sob Pressão’
Bruna Marquezine faz aniversário e ganha homenagens: “Você é o próprio paraíso”
Thales Bretas fala de 3 meses da morte de Paulo Gustavo: “Vácuo na vida”
Justiça condena um dos quatro acusados de matar três homens dentro de hospital em Aracaju