Aracaju, 4 de agosto de 2021

DEFESA CIVIL ESTADUAL MANTÉM EM ALERTA PARA POSSÍVEIS DESASTRES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Medidas de estruturação foram intensificadas em razão das chuvas  ocorridas no último final de semana

Atuar antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e entrelaçadas são fatores determinantes para que o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec) possa garantir a segurança da população sergipana em situação de desastres. Em virtude das fortes chuvas e rajadas de ventos ocorridas no último final de semana e de uma possível alteração climática nos próximos dias, o Governo de Sergipe, por meio do  Depec, intensificou as ações preventivas para evitar transtornos mais severos.

De acordo com o tenente-coronel Luciano Queiroz, o órgão está preparado para agir em um eventual sinistro. “Tomamos como prevenção as ações de respostas que são executadas em fases. Na primeira etapa, a equipe do Depec realizou o monitoramento dos territórios e, logo após a análise, as coordenadorias municipais receberam os avisos meteorológicos, que contribuem para a elaboração de atividades a fim de atender as possíveis  demandas que possam surgir. Porém, nesse primeiro momento, o município pode se utilizar da sua própria estrutura”, explica.

Luciano Queiroz destaca que em caso de ocorrências de maiores proporções, o Depec está pronto para prestar auxílio. “Havendo necessidade  de alguma Defesa Civil Municipal precisar  da estrutura do Estado em situações que porventura venha a sair do seu controle, ou de um acontecimento que supere a capacidade de resposta do município, nossas equipes poderão ser acionadas e, prontamente,  buscarão medidas para auxiliar a população no que for necessário”, ressalta.

Meteorologia

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), existe a possibilidade de, ainda nesta semana, ocorrer fortes precipitações em todo o território sergipano, com chuvas 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60-100 km/h, o que pode vir a ocasionar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, fatores comuns nesse tipo de situação.

O Departamento Estadual de Proteção e  Defesa Civil Estadual fez o alerta a todos os municípios do estado sobre essas possíveis mudanças climáticas, e orienta que em situações de emergência, a população pode entrar em contato com o órgão através do telefone 193. Em Aracaju, o número de contato é 199.

Informações e foto ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Pablo Sanábio chora ao lembrar da chegada da filha durante gravação de ‘Sob Pressão’
Bruna Marquezine faz aniversário e ganha homenagens: “Você é o próprio paraíso”
Thales Bretas fala de 3 meses da morte de Paulo Gustavo: “Vácuo na vida”
Justiça condena um dos quatro acusados de matar três homens dentro de hospital em Aracaju