Aracaju, 4 de agosto de 2021

Visitas a Unidade de Conservação e reservas naturais já podem ser agendadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Agendamento deve ser feito através do site oficial da Superintendência de Meio Ambiente

Garantir a representatividade de amostras ecológicas e manter todo o patrimônio biológico existente encantador para os sergipanos é uma das prioridades do Governo do Estado, que já começou a agendar, pela internet, visitas às áreas de preservação permanente administradas pelo executivo estadual, com o intuito de assegurar o ingresso nas Unidades de Conservação (UC´s) e nos Parques Ecológicos de Sergipe.

O processo de agendamento antecipado de visita é feito pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Sedurbs), através da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), que estabeleceu a nova norma como medida de proteção para evitar aglomeração e garantir uma visita assistida por profissionais. Para isso, é necessário acessar o site da Sedurbs e clicar na opção ‘portal do meio ambiente’ e, em seguida, na barra que corresponde à ‘Unidades de Conservação’, na qual consta o formulário de agendamento de visita, que será enviado a equipe de gerenciamento da UC´s ou Parques ecológicos. Estão disponíveis dois documentos, um destina-se à comunidade de pesquisadores e estudiosos da área ambiental e outro para pessoas que tenham interesse de conhecer as reservas naturais do estado. A iniciativa corresponde ao Monumento Natural (MONA) Grota do Angico, Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata Junco e a área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Cipó, além dos Parques Estaduais Marituba, a área de preservação ambiental (APA) Litoral Sul e a reserva do Morro do Urubu.

O diretor do Departamento de Gestão e Meio Ambiente da Serhma, Elísio Marinho, explicou que em virtude da pandemia da Covid-19, outras medidas vêm sendo executada pela Serhma. “Com os espaços naturais abertos à visitação, já estabelecemos que as trilhas mantêm a capacidade máxima de 20 de pessoas, com o distanciamento; uso de máscara obrigatório, além da disponibilização de álcool em gel para excursionistas. Lembrando que elas possuem graus de dificuldades como: leve, moderada e pesada”.

Unidades de Conservação (UC’s)

O Monumento Natural (Mona) Grota do Angico é repleto de componentes naturais. A região, que abriga 2.221 hectares de remanescentes florestais da Caatinga, é localizada no Alto Sertão Sergipano, mais especificamente, em Poço Redondo. A unidade de conservação estadual foi criada em 2007, por meio do Decreto 24.922 de 21 de dezembro, com objetivo de ampliar as pesquisas científicas na área de educação ambiental e ecoturismo. Além disso, o espaço abriga diversas espécies de mamíferos aves, répteis e anfíbios, como também de vegetais.

Outra reserva importante para o estado é a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Cipó, localizada entre os municípios de Siriri e Capela, leste Sergipano. Com aproximadamente 60 hectares de Mata Atlântica, o lugar possui riquezas naturais que mantêm os ecossistemas de relevância de regional ou local.

Ainda a Unidade de Conservação Ambiental, Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, localizada no município de Capela, foi criado em 2010 é uma importante reserva para o bioma vegetal, especialmente a Mata Atlântica, além de atuar a proteção das nascentes do Riacho Lagartixo e também na preservação de inúmeras espécies de animais, alguns ameaçados de extinção.

E na capital sergipana, em uma área de 213 hectares, está o Parque José Rollemberg Leite, também conhecido como Parque da Cidade. É a última reserva de Mata Atlântica de Aracaju e fica na zona Norte, uma área protegida pelo Governo de Sergipe que sedia também algumas atrações turísticas como o zoológico, o teleférico e o mirante de Nossa Senhora da Conceição, de onde é possível ter uma vista magnífica da capital. O parque foi construído em 1979, mas só foi aberto à população em 1985.

Foto Marcos Rodrigues

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

População aprova melhorias na avenida Nestor Sampaio
Covid-19: Prefeitura já imunizou 352.988 aracajuanos
Cata-treco: confira a programação desta quinta-feira, 5
Sergipe registra 116 casos de Covid-19 e mais três óbitos