Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM SERGIPE PREVÊ INICIAR COM 300 MIL PESSOAS

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) debateram a finalização do Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Sergipe, em uma reunião realizada na segunda-feira (7). Há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas.

Segundo a SES, a imunização será destinada às populações prioritárias definidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS). “Desenhamos inicialmente o plano de forma coletiva com discussão sobre público-alvo, a logística da aquisição de insumos, como as seringas e agulhas, essas com processos para aquisição já disparados”, explicou a secretária Mércia Feitosa.

Segundo ela, a perspectiva é que o Ministério da Saúde adquira vacinas cujo armazenamento seja de 2º a 8ºC, o que facilitaria o processo, já que o estado tem condições para fazer essa logística.

Mesmo sem a definição da vacina que será aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio, destacou a importância de iniciar a vacinação o mais breve possível. “Estamos aguardando qual será a vacina liberada pela Anvisa. Há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas, considerando os grupos prioritários, como profissionais de saúde, que estão na linha de frente, idosos, além da população indígena e, numa última fase, professores e agentes de segurança”, explicou.

Marco Aurélio disse também que o Ministério da Saúde instituiu o Comitê Nacional, através de uma portaria, de um grupo técnico que está fazendo um acompanhamento da vacina produzida pela Fiocruz junto com a Universidade de Oxford. “Há uma grande discussão entre os secretários de saúde dos estados, que solicitaram ao MS adquirir a vacina que estiver primeiramente disponível”, disse.

Leia também