Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

IVAN LEITE EXPLICA O QUE SEJA ‘RNAm’ E EM O QUE TEM A VER COM O COVID-19

O empresário e político Ivan Leite, de Estância, relata e explica, neste domingo (13) o que é esse tal “RNAm” e, em tom de crônica. com um tom de poema, diz: “Muito provavelmente ouviremos esperançosos notícias e mais notícias deste tal de RNAm”.

E pergunta: “quem é este novo personagem para nós, público em geral”? Aproveita e explica “O m é de mensageiro, o RNA é parte do nosso já bem divulgado e razoavelmente conhecido DNA”.

Segundo Ivan Leite, “trata-se de novo mecanismo encontrado pela ciência para acordar, avisar, solicitar a produção de defesas pelo organismo contra possíveis doenças que poderão vir. Substituto da vacina tradicional do vírus inativado ou amortecido”.

Segundo ele, “estudos já havia há anos, porém face ao COVID-19 o que levaria década a sair da pesquisa para a utilização geral foi encurtado para meses e já se encontram testados, com eficácia comprovada, e breve estará em uso.

O RNAm, aparece não apenas como útil na prevenção, como substituto das vacinas tradicionais. Mas, também revela-se útil como tratamento de doenças diversas a exemplo do câncer, nestes casos ainda em fase de pesquisa.

Mexer com o DNA, ainda deixa, ao menos aos leigos em medicina, um tanto quanto receosos, mas filme semelhante já ocorreu quando da antiga campanha de vacinação contra a febre amarela”.

“Almejamos que sejam alvíssaras, alvíssaras, e tenhamos um bom futuro”, apela Ivan Leite.

Leia também