Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Mutirão no bairro Cidade Nova garante combate ao Aedes aegypti

7

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou o terceiro mutirão deste ano de combate ao Aedes aegypti, neste sábado, 23. A ação ocorreu no bairro Cidade Nova, tendo como ponto de partida a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Quintiliano.

O mutirão contou com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A atuação da SMS é embasada em orientação, identificação e eliminação do mosquito, por meio de serviços, educação, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana, a melhor forma de combate é a participação da população, evitando o acúmulo de água parada e fazendo limpeza regular de reservatórios.

“Temos realizado nossas atividades para assegurar que a capital não sofra com surtos da doença. Além de vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito nas praças, terrenos e áreas de uso comum na localidade, os agentes de combate a endemias também adentraram os imóveis, aplicando todas as medidas sanitárias recomendadas, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual e com a devida autorização dos proprietários”, explica.

Dados

Em Aracaju, do início do ano até agora, foram notificados quatro casos de dengue, 24 de chikungunya, e um de zika.

Cuidados

Para eliminar criadouros os cuidados são simples: manter os reservatórios bem fechados; fazer a manutenção correta dos locais que acumulam água como piscinas e bebedouros de animais; cuidar para manter lixeiras fechadas e fazer o descarte correto do lixo ou entulho; guardar pneus e garrafas em local coberto ou fazer o descarte correto; colocar areia nos pratos das plantas; e fazer a limpeza e a manutenção correta das calhas.

Colaboração

“É importante destacar que o mutirão não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa. Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel e, em uma possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí, é importante que o morador perceba a característica desse depósito e elimine”, alerta Jeferson.

Reconhecimento da população

A moradora do bairro, Maria de Lourdes Cruz Santos elogiou a atuação da Prefeitura. “Eu vejo como um trabalho importante, não apenas porque mantém nosso bairro protegido da dengue, mas porque o deixa mais limpo e seguro de outras doenças. Isso é um alívio e garantia de que a Prefeitura está olhando por nós também. O que falta, infelizmente, é a consciência de alguns moradores”, disse.

Assim como o poder público, a população deve estar na linha de frente no combate ao mosquito. É esse o recado do morador Claudionor dos Santos. “Na minha casa, estou atento sempre e chamo a atenção dos vizinhos também porque não adianta eu cuidar da minha casa e eles não cuidarem das deles”, destacou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Leia também