Aracaju, 31 de julho de 2021

O PT e formação de chapa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Diógenes Braynerdiógenesbrayner@gmail.com

Está claro que a questão da imunidade contra a Covid-19 predomina. E está certo. Neste e em qualquer outro momento vale mais a vacinação e a preservação da vida. Sergipe, por exemplo, pode atingir a 70% ou mais de profissionais da saúde, nessa semana, que ficarão imunes. É um salto no que se imaginava dificuldades intransponíveis, dentro de uma clima em que o Vírus ataca Estados da região Norte e praticamente dizima Manaus. O que está acontecendo no Brasil é em que o vírus se fortaleceu através desse “não tô nem aí” da população e pelo descrédito e negativismo do presidente Bolsonaro, que está chegando a Sergipe na quinta-feira.

Mas não tem como evitar, mesmo em situação de expectativa e emergência, que não se debulhe projeto políticos, já visando 2022. Tanto que o assunto é a formação de chapas para o próximo pleito, de majoritárias e deputados federal e estadual. Uma das chapas que tem servido para incrementar as especulações é fotografada com Rogério Carvalho (PT), Valmir de Francisquinho (PL) e André Moura (PSC). Não há nada de concreto nisso, o que é endossado pelo presidente regional do PT em Sergipe, deputado federal João Daniel, que confirmou ontem: “não há nenhuma discussão ainda”.

Acrescentou que o PT está no bloco liderado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) e segue este caminho, sem discordar de um debate no projeto. Não negou que todos estejam liberados para conversas com qualquer outro segmento político, mas isso só depois do diálogo com o governador, dentro do tempo dele e que se possa definir situações… E posições. João admite que há um esforço muito grande – e bem visível – de algumas pessoas para tirar Rogério do bloco, mas não há até o momento uma definição sobre posicionamentos em relação ao grupo coligado.

João Daniel acha que não é momento para falar em eleições de 2022, mas admite que o senador Rogério Carvalho é o candidato a governador pelo PT, que pretende sair através de posicionamento do governador Belivaldo Chagas, através das discussões que devem acontecer quando abrir o processo da formação de chapa ao Governo do Estado. Um detalhe levantado, é que se o senador petista deixar a aliança para buscar a formação de uma nova composição, naturalmente terá que atrair o PSC, porque o partido está vinculado ao grupo que apoiou a reeleição de Edvaldo Nogueira.

Quanto à formação da chapa para deputado federal, João Daniel disse que vai convidar a vice-governadora Eliane Aquino, o ex-deputado Márcio Macedo para disputar a Câmara Federal, mas também vai consultar o partido para chamas nomes como o da vereadora Emilia Corrêa (Patriota), do ex-vereador Elber Batalha (PSD) e de Henri Clay (Rede), para integrarem a chapa. Tentará inclusive o ex-governador Jackson Barreto. Com uma chapa desse porte, o PT acha que poderá eleger até três parlamentares para a Câmara Federal em 2022.

Aumenta vigilância

As atenções estão sendo redobradas com a chegada de mais 8.800 vacinas da Coronavac para Sergipe e que passarão a ser distribuídas nos municípios pelo Estado.

*** O Governo do Estado e o Ministério Público vão ampliar a vigilância para impedir que pessoas aproveitem para furar a fila de quem tem prioritdade.

Medida de controle

O governador Belivaldo Chagas (PSD) já avisou que os novos lotes serão utilizados nos profissionais da saúde que estão na linha de frente na pandemia, aumentando a quantidade de vacinados deste grupo.

*** Como medida de controle e segurança, o lote ficará armazenado na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e encaminhado aos municípios na medida em que estes forem encerrando seus estoques e registrem todos os dados no sistema.

Fortalecer partido

O deputado Fábio Mitidieri disse acreditar na construção de partidos que estejam “próximos da realidade do povo, como é o PSD”.

*** – Por acreditar em nossas ideias é que busquei fortalecer ao máximo o nosso partido durante as eleições municipais, trazendo lideranças atuantes e com responsabilidade para Sergipe, concluiu.

Só para polêmica

No domingo, o Fábio Mitidieri postou nas redes: “O ‘menino’ aqui só quer paz. O resto a gente corre atrás”. Por que o ‘menino’ assim aspeado?

*** “Respondeu: que não era nada, mas disse que um radialista “postou que eu era considerado um ‘menino’ dentro do governo”.

*** – Mas sei que isso é só pra criar polêmica. Estou de boa. Na paz! – Concluiu.

Haverá mudanças

O ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) não acredita numa chapa formada pelo PT, PL e PSC para disputar o Governo de Sergipe em 2022 e admite que a próxima sucessão terá nomes diferentes na disputa.

*** Acha que os eleitores já não aceitam o descaso com que a maioria dos eleitos pratica e não soluciona e nem acrescenta para o Estado e País.

*** Admite que surjam pessoas com capacidade administrativa e parlamentar para disputarem mandatos, mesmo que entrem agora na política.

Rede e PSB conversam

O advogado Henri Clay (Rede) e o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) tiveram uma conversa sobre e conversam sobre um projeto político para 2022.

Henri Clay admitiu que fosse interessante e ficou de refletir. PSB e Rede se entendem bem a nível nacional.

Não tenta Senado

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) reafirma que é candidato a governador em 2022, mas não está conversando com seus aliados sobre isso.

*** O silêncio de Laércio é que está seguindo sugestão do governador Belivaldo Chagas, que comanda do grupo e vai aguardar um momento mais adiante para tratar do assunto.

*** O deputado tem projeto de disputar o Governo pelo bloco que integra e não pensa em tentar o Senado Federal.

Disputa pelo MDB

O deputado federal Fábio Reis (MDB) disse que ontem que será candidato a reeleição pelo partido e que está conversando com lideranças para filiar-se a legenda e tentar a Câmara e a Assembleia.

*** Fábio diz que deve conversar com Jackson Barreto, mas espera um aceno dele: “Jackson é muito importante para o partido e gosto muito dele”, disse.

*** Fábio revela que o assunto na Câmara neste momento é sobre a eleição para presidente e diz que até o momento o páreo é duro entre os candidatos Baleia Rossi (MDB) e Artur Lira (PP).

Milton e Danielle

O presidente Municipal do PL, Milton Andrade, pode atender o convite de Eduardo Amorim e filiar-se no PSDB a qualquer momento.

*** Eduardo também convidou a delegada Danielle Garcia (Cidadania), mas ela só vai decidir no próximo ano e ficará na legenda que está.

*** Uma coisa, entretanto, é certa: Danielle não permanece mais no Cidadania a partir de 2022.

Sente-se insegura

Segundo informações de aliados da delegada Danielle Garcia, ele sente insegurança dentro do Cidadania e vai à busca de solidez política.

*** Segundo a mesma fonte, o relacionamento político de Danielle com o senador Alessandro “é respeitoso, mas não é próximo”.

*** Semana passada o Cidadania reuniu o senador Alessandro, Danielle, e os deputados estaduais Kitti Lima, Georgeo Passos e Dr. Samuel. A maioria comentou o encontro nas redes sociais, menos ela.

Uma boa conversa

Diz O Antagonista – Filipe Martins, o assessor internacional de Jair Bolsonaro, chamou João Doria de “corno” no Twitter ao comentar os esforços do governo paulista para liberar insumos da China visando à produção da vacina contra a Covid-19.

Duda Rangel – A famiglia Bolsonaro é a que mais ataca a imprensa. Parabéns, jornalistas, melhor reconhecimento é um bom trabalho.

Blog do Noblat – Auxílio emergencial: Bolsonaro nega volta e diz que ‘benefício não é aposentadoria’,

Faustão fora – Em comunicado, a Globo confirmou que 2021 será o último ano do apresentador na emissora.

TV-Cultura – Após aprovar o pedido de inquérito da PGR, o ministro do STF determinou que Pazuello seja ouvido em até cinco dias.

Fábio Faria – Tem gente que quer holofote a todo custo. É caso de psicanálise! Hoje será que veremos lágrimas de crocodilo de novo?

Ultimo segundo – Presidente Bolsonaro compartilha vídeo que chama pandemia de “palhaçada midiática fúnebre”.

De Maria – Bolsonaro tá de bracinhos com PT pelo candidato à Câmara. Desistam de reformas e privatizações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa