Aracaju, 1 de agosto de 2021

CUT PRESTA SOLIDARIEDADE AO JORNALISMO DE SERGIPE AGREDIDO PELO PRESIDENTE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Central Única dos Trabalhadores presta solidariedade aos jornalistas que foram vítimas de agressão verbal pelo presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) na manhã desta quinta-feira, dia 28 de janeiro, em sua passagem por Aracaju.

Bolsonaro veio a Sergipe para participar da solenidade de abertura de tráfego da nova ponte sobre o Rio São Francisco na BR-101 que une Alagoas a Sergipe. Logo na sua chegada, o jornalista Marcos Couto entrevistou o presidente e questionou sobre a polêmica do leite condensado. Mostrando falta de preparo, agressividade, desrespeito ao jornalismo e numa postura antidemocrática, Bolsonaro novamente agrediu a imprensa dizendo que o leite condensado “é pra enfiar no rabo dos jornalistas”.

A mesma agressão já havia sido feita ontem, durante entrevista que aconteceu num encontro com cantores sertanejos. O ponto de partida para o escândalo do leite condensado foi a publicação do Portal da Transparência revelando que o Governo Federal gastou R$ 15 milhões com o produto no ano passado.

Como chefe do Executivo, Bolsonaro tem a obrigação de responder à imprensa e garantir transparência na sua atuação política, bem como prestar contas a respeito da utilização de verba pública, arrecadada para retornar à população através de serviços públicos nas mais diversas áreas. O uso da verba pública é assunto da imprensa. Diante de um escândalo nacional, é papel do jornalista perguntar e é obrigação do presidente responder com respeito e consideração pela atuação profissional da imprensa.

E é por isso que o exercício da democracia, a transparência sobre o destino da verba pública dependem de uma imprensa forte, ativa e livre para perguntar o que a população brasileira  quer saber. O Brasil que está de volta ao Mapa da Fome, agonizando de Covid-19, sem emprego, sem auxílio emergencial e sem previsão do dia em que será vacinado não pode ficar sem resposta.

Por Iracema Corso

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa