Aracaju, 1 de agosto de 2021

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você tem um romance ou conto que está por terminar na gaveta? Então agora é um ótimo momento para retomar a produção e, quem sabe, o próximo autógrafo a ser dado ser o seu. Tudo isso porque a edição 2021 do Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas até o dia 19/02, nas categorias romance e conto.

O prêmio não traz só uma vitória, mas também abre as portas do mercado editorial aos vencedores, uma vez que os livros que saem vitoriosos são publicados e distribuídos pela Editora Record. Na edição 2020 os vencedores foram o carioca Caê Guimarães, com o romance “Encontro Você no Oitavo Round” e gaúcho Tônio Caetano, com a coletânea de contos “Terra nos Cabelos”.

Como é a seleção

Uma vez realizadas as inscrições on-line pelo site https://sesc.com.br/portal/site/premiosesc,  as obras finalizadas são enviadas para subcomissões julgadoras, que estão em todas as regiões do país. Uma vez pré-selecionadas, as obras vão para a comissão final.

Na comissão final, há duas pessoas responsáveis pela categoria Conto e duas pessoas pela categoria Romance, e é mantido o sigilo das obras vencedoras até o anúncio do resultado final. Em 2020 foram 1.358 inscritos, sendo 692 romances e 666 livros de contos, sendo que as comissões finais foram organizadas em Pernambuco e no Rio de Janeiro e cada uma recebeu 30 obras pré-selecionadas das subcomissões. As comissões finais foram compostas pelos profissionais Renata Pimentel e Samarone Lima para os romances e Ana Paula Maia e Marcelo Moutinho para os contos.

O Prêmio Sesc de Literatura

Existente desde 2003, o Prêmio Sesc de Literatura identifica escritores inéditos, com obras cuja obra literária possui qualidade para edição e circulação nacional, sendo que em todas as edições já foram mais de 16 mil livros inscritos e 31 novos autores revelados. O prêmio não só inclui os vencedores em programações literárias do Sesc como abre as portas do mercado editorial a eles. E mais que oferecer esta oportunidade a novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Fonte Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa